Finalmente... 31/8/2012!

Por Erica Santos e Fernanda de Lima Passamai Perez

Havia chegado o dia! Aquele que ficará marcado na memória de cada um daqueles que puderam participar do encontro com Pauline Alphen, escritora convidada pelo clube de leitura VILALÊ.

Com olhinhos brilhantes, exemplares e perguntas à mão, todos estavam muito ansiosos com o encontro. “Será que ela fala português?” Esta era a pergunta mais recorrente. “Sim, ela fala português”, respondemos inúmeras vezes.

Assim que a porta da Biblioteca TATIANA BELINKY foi aberta, tivemos o primeiro contato com Pauline e sentimos que boas vibrações de Salicanda a acompanhavam. Com simpatia e desenvoltura contagiantes, a convidada tomou para si a condução do bate-papo. Primeiro pediu que todos se aproximassem, para tornar o encontro mais íntimo. Depois quis conhecer um pouco sobre os integrantes do grupo. A faixa etária da turma chamou muito sua atenção, pois OS GÊMEOS, segundo ela mesma observou, é um livro que pode apresentar desafios até mesmo a leitores experientes. Também ficou surpresa ao saber que, ao contrário de outras escolas que visitou, nas quais o título foi adotado como leitura obrigatória, seu livro foi escolhido para leitura de perdição no VILALÊ.

Ao longo do encontro, Pauline foi contando um pouco de sua rotina como escritora, da disciplina que seu ofício exige e de como o bloco de anotações é importante para se apropriar das ideias que “vagueiam” por aí, à espera de alguém que possa torná-las possíveis. Contou-nos, também, que os livros podem demorar anos para serem escritos, e que as histórias são escritas no idioma em que são concebidas - caso do belíssimo  A ODALISCA E O ELEFANTE, em português, e de OS GÊMEOS, em francês.

Quando questionada sobre a possibilidade de seu livro ser adaptado para o cinema, ela ficou muito contente em saber que todos gostariam de ver as aventuras de Jad e Claris na telona, e que estaria à disposição de Steven Spielberg para fazer o roteiro.

Ao final de uma hora e 30 minutos, tempo quase insuficiente para tantos esclarecimentos sobre Borges, Alephs, nômades da escrita e todo universo de Salicanda, encerramos a entrevista e demos início à sessão de dedicatórias. Além das bonitas mensagens dedicadas a cada um exclusivamente, todos, inclusive nossa convidada, puderam saborear a deliciosa pipoca feita pela dona Leni, e que não poderia faltar num encontro como este, claro!

Fizemos o registro em vídeo e fotográfico do encontro, para aqueles que desejarem relembrar ou mesmo para quem ficou curioso.

Agradecemos aos componentes do VILALÊ, que nos deixaram muito orgulhosas com suas colocações, e a seus familiares, pelo apoio.

Bom, agora só nos resta aguardar o segundo volume. Até lá!

Por último: convidamos aqueles que ainda não fazem parte do grupo, e que desejam partilhar emoções e debater ideias, para os encontros que acontecem às sextas-feiras, quinzenalmente, na unidade Butantã. Para se inscrever e saber qual será a próxima reunião basta procurar a biblioteca de sua unidade.

Venha, traga sua sugestão!

Abraços,

Erica e Fernanda