Viagem Literária

Por Paula Lisboa

Há algumas semanas, tive a feliz oportunidade de participar de um programa de incentivo à leitura, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura: o Programa Viagem Literária. Contando com o apoio das bibliotecas públicas de 70 municípios paulistas, o programa integra um conjunto de ações que visa estimular o vínculo entre os leitores e sua biblioteca pública local. Dentre estas ações, são promovidos encontros de autores e contadores de histórias com seu público, com o objetivo de estimular o hábito de ler, bem como valorizar e revitalizar as bibliotecas.

Durante seis dias, viajei por cinco cidades diferentes: Lençóis Paulista, Palmital, Fartura, Taguaí e Cerqueira César, algumas delas com a população equivalente à metade da lotação do estádio do Pacaembu. São cidades que não contam com livrarias e sebos diversos, nem com diferentes opções de escola para as crianças. A grande maioria estuda em escola pública, que, muitas vezes, não conta com uma biblioteca para atender seus alunos.

Sendo esta a realidade, havendo tão pouca oferta e contato com os livros, qual possibilidade as crianças têm de formarem-se leitoras que não as ações de incentivo ao uso das bibliotecas públicas?

Aqui, na Escola da Vila, temos o privilégio de contar com bibliotecas muito bem cuidadas, com acervo de qualidade e em boa quantidade, atividades frequentes de uso dos livros e um currículo incrível na formação do leitor. Moramos em uma cidade que conta com inúmeras livrarias e sebos, além das diversas bibliotecas públicas. Não nos falta oportunidade de estar em contato com bons livros. Não nos falta possibilidade de criarmos uma boa relação com a leitura.

Adoraria que nossas crianças pudessem ter uma mínima ideia do quanto são felizes com tamanha oportunidade! Durante a viagem, contei história para grupos de até 300 crianças, radiantes por estarem diante de uma narração, por deixarem-se levar pela fantasia de novos mundos, por experimentarem as infinitas possibilidades que uma só história pode abrir em nossa mente.

É emocionante ver a história virar notícia na rádio e no jornal; é mesmo incrível presenciar a história levando alegria e saúde às pessoas. Orgulhei-me, confesso, de conhecer uma cidade reconhecida como A Cidade do Livro, e outra onde a população retira livros com frequência na biblioteca pública, desenvolvendo sua própria formação enquanto leitores, usufruindo do acervo e das ações afirmativas de incentivo à leitura.

Se tenho um aprendizado a tirar desta experiência, seria não mais que este, já tão falado e ouvido: o prazer pela leitura se realiza lendo, se desenvolve no contato com os livros e as histórias. Basta ter um leve empurrãozinho e um mínimo de possibilidade. Existindo o incentivo a esse contato, logo se descobre a incrível experiência que a leitura nos proporciona!