Por trás da cena - sobre a preparação para o 9º Festival de Poesia

Por Luisa Furman e Vicente Régis - Coordenação do Setor Cultural

Este foi o 9º Festival de Poesia da Escola da Vila, mas, para nós, do Setor Cultural, foi o primeiro.

Ansiedade, frio na barriga, nervosismo, expectativa! Muitas perguntas vinham à cabeça quando planejávamos o evento: Vai dar tudo certo? Lembramos de tudo? Os alunos virão? A chuva vai arruinar o cenário? Os palcos estão na altura adequada? Os cartazes pedindo silêncio serão entendidos?

As reuniões foram inúmeras; os checklists, infinitos. Tivemos até noites mal dormidas, com receio de ter esquecido algum elemento importante. Quando reunimos todas as informações dos concursos de poesia escrita e falada, estava lá: mais de 60 inscritos para o concurso de poesia falada, mais de 150 poemas escritos. Vai acontecer!

E então o dia do festival chegou. Planejado, mas surpreendente. Detalhado, mas inusitado. Racionalizado, mas emocionante. Os alunos subiram ao palco e começaram a declamar. Cada declamação teve seu momento, seu cuidado. Abrimos o festival com o grupo de percussão formado pelos alunos do 3º ano do EM, que criou composições para os poemas declamados pelo aluno (e poeta!) Jonas Worcman. Tivemos, então, a Categoria A, composta por alunos do 6º ao 8º ano, depois a Categoria C, composta por ex-alunos, pais e funcionários. Em seguida, tivemos o Grupo de Teatro do EM, apresentando o esquete "Conversação Sinfonieta", de Jean Tardieu. Para terminar, pudemos assistir às declamações da Categoria B, formadas pelos alunos de 9º ao 3º ano. Terminamos com a declamação de dois trechos de "Morte e Vida Severina", realizada em conjunto por parte dos alunos do 3º ano do EM.

Escrevemos para contar que tudo isso não surgiu de um passe de mágica. Por trás das cenas mais emocionantes do evento, houve um sem número de atividades, ações, propostas e trabalhos organizados e viabilizados por diversos membros da equipe da escola, o que favoreceu a preparação dos alunos. É inevitável destacar o trabalho de conquista diária para a palavra poética feito pela Equipe de Língua Portuguesa, desvendando os múltiplos sentidos do texto literário e investigando os produtores deste gênero tão importante para a formação do ser humano.

O Setor Cultural também planejou muitas atividades com o intuito de sensibilizar, preparar e motivar os alunos para o Festival, buscando estabelecer relações entre a poesia e outras linguagens artísticas. Nesta preparação, ressaltamos o Dia da Poesia, que aconteceu no último dia de aula do primeiro semestre, e as duas Semanas de Atividades Diversificadas (SAD), vividas pelo Ensino Médio e pelo Fundamental 2. Nestes momentos, pudemos oferecer oficinas com foco na poesia e sua relação com linguagens, movimentos e áreas do conhecimento, trazendo todo o tipo de produção poética, desde a cultura Hip Hop, com o grupo "A Banca", até a exploração de poemas clássicos, com a apresentação do livro/cd "O Canto das Musas", com Péricles e Leo Cavalcanti tocando as músicas do disco em nosso auditório.

Importantíssimo destacar, também, a participação dos professores da Vila e convidados de fora da escola nessas oficinas, preparando atividades que enfocaram ilustração, rimas, poesia concreta, samba, música, vídeo, tecnologia, poema aleatório, criação poética e declamação. Nessas oficinas, os alunos fizeram RAP, samba, grafitaram, aprenderam movimentos de danças urbanas, declamaram, inventaram um poeta e seus poemas, fizeram composições musicais para poemas, vídeos com enfoque na poesia, sussurraram poesias nos ouvidos de quem estava na escola, criaram ilustrações para poemas, enfim, exploraram a palavra poética em todos os meios que pudemos imaginar e realizar, com versatilidade e sem preconceito!

Lembramos, ainda, que o corpo de funcionários também participou ativamente desta preparação. Os colegas que atuam na biblioteca apoiaram o projeto "Poesia e Sussurros", que gerou uma performance em todos os espaços da escola, com alunos e seus grandes tubos de papelão sussurrando nos ouvidos dos monitores, coordenadores, diretores, porteiros, crianças e professores. Edison, poeta, repentista e porteiro da Unidade Morumbi, encheu de lágrimas os olhos de alunos e professores em encontro com os 3ºs anos do EM, no qual declamou seus poemas e cantou seus repentes.

A parceria entre a área de tecnologia educacional e a biblioteca também rendeu ótimos trabalhos. Os alunos produziram cyberpoemas com interpretações de clássicos e poetas homenageados.

Isso foi, de modo geral, o que aconteceu este ano como preparação para o Festival de Poesia de 2012, mas seria um grande engano acreditar que o que vimos no festival é fruto apenas desta preparação. Este evento é resultado de algo que vai muito além do que fizemos neste ano. Ele começa lá no Espaço da Vila, com o trabalho de poesia feito pelas professoras dos pequenos, passa pela Educação Infantil e pelo Fundamental 1 e a maravilhosa sensibilidade das professoras em lidar com o erro, a exposição e a subjetividade, passa pelos princípios que regem o trabalho da equipe de arte, que nos ensinam sobre a expressão e o percurso, e deságua no trabalho de Literatura e Práticas de Linguagem, tão marcante para a comunidade escolar. Este festival é, sobretudo, a expressão da proposta pedagógica de uma escola que valoriza o saber articulado com a cultura, com a criação e com a subjetividade: sujeito e conhecimento, dois lados da mesma poesia! E que venha o próximo, em 2014!

Conheça os vencedores, leia as poesias e veja as fotos do evento.

VENCEDORES POESIA ESCRITA - Categoria A – alunos de 6º a 8º ano

1º LUGAR - PROFUNDIDADEGiulia de Almeida Valadares

2º LUGAR - CHICO - Helena Rubano Garcia de Abreu

3º LUGAR - MOVIMENTOFernanda Lima Maciel da Silva