Temas transversais da formação escolar, em inglês!

Por Sandra Baumel Durazzo – coordenação de línguas estrangeiras, F2 e EM

Meio ambiente, reciclagem, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, inclusão, distribuição social de recursos naturais ao redor do mundo, contrastes culturais... O que todos esses temas têm em comum? Eles fazem parte de uma série de aulas ministradas aos alunos da Escola da Vila durante todo o ensino fundamental. Até aí, nada de novo. São temas atuais, parte importante da formação de cidadãos críticos, pensantes, que possuem informações para se posicionar frente a questões relevantes do mundo globalizado de hoje.

A grande sacada é que essas aulas são ministradas em inglês! Fazem parte de um projeto que visa ampliar a proficiência no idioma estrangeiro, além de abordar questões como as listadas acima. A informação é fornecida por convidados, que vêm fazer palestras ou ser entrevistados pelos alunos, artigos de jornais eletrônicos publicados ao redor do mundo ou sites de organizações internacionais, como a ONU. Já foram recebidos diretores de ONGs como a Casa Filadélfia, especialistas em áreas específicas como inclusão de deficientes, além de uma palestra, que foi ministrada por representantes da secretaria de educação de Londres à direção da Escola da Vila, quando eles nos visitaram, em 2008, e que reproduzimos para os alunos desde então.

Os professores de inglês são os maestros desse estudo, que promove situações de leitura, escrita, audição e fala, criando, assim, uma vivência nova para os alunos. A maior frequência dos encontros, recomendação dos especialistas em aprendizado de línguas estrangeiras, é outro dos benefícios trazidos por este curso.

Com certeza é uma iniciativa inovadora, que tem dado bons resultados. A premissa por trás do sucesso é de que inglês, assim como qualquer idioma, se aprende com a experiência. Quanto mais rica essa experiência, tanto do ponto de vista da forma quanto do conteúdo (tema), melhor!