Formação de professores na cidade de Jundiaí

Por Jerusa Messina

No dia 20 de outubro, estivemos em Jundiaí, no Colégio Paulo Freire, para o Seminário Itinerante. Vinte alunas chegaram para o curso “As linguagens da arte na Educação Infantil e no Fundamental I”, entusiasmadas e cheias de vontade de aprender e trocar experiências. A proposta geral para o encontro era promover um passeio por algumas linguagens – desenho, colagem, pintura e escultura – e refletir sobre como essas linguagens podem ser trabalhadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

Iniciamos lendo e discutindo trechos de textos em que artistas apresentam o modo como compreendem e praticam seu próprio percurso criador. Forma muito legítima, como disse uma das alunas, de pensar sobre o fazer artístico. Foi possível, a partir das leituras e dos comentários, observarmos as características fundamentais, as aproximações e diferenças entre as linguagens estudadas.

Num segundo momento, conversamos sobre a importância de se passar pela experiência daquilo que pretendemos ensinar. E, em se tratando do ensino de arte, o quão fundamental é conhecer na prática as possibilidades oferecidas pelos vários materiais, suportes e linguagens, para curtir junto e conduzir os alunos. Muitas das alunas reconheceram a dificuldade que têm em se permitir alguns momentos dessa experiência.

A etapa seguinte do trabalho foi reservada, então, para uma atividade bem prática: o pátio da escola foi transformado em ateliê de arte, onde cada uma das quatro grandes mesas oferecia recursos para o uso de uma linguagem diferente – desenho de observação, de memória, de imaginação; colagem com recortes de revista e papéis coloridos; modelagem em argila somada a palitos e barbantes; escultura efêmera com madeira. Como num circuito, as alunas iam passando pelas estações, buscando vivenciar e extrair novas possibilidades, sensações e ideias.

Ao final da terceira etapa, apreciamos os resultados e compartilhamos o que tinha sido mais forte na experiência de cada uma. Algumas alunas se mostraram surpresas com suas próprias produções, descobrindo em si mesmas novas capacidades; outras resgataram e ressignificaram conflitos vivenciados em proposições aos seus alunos; enfim, muitos relatos emocionados vieram à tona.

Então, chegou o momento tão esperado por todas: a apresentação de projetos realizados em arte na Escola da Vila na Educação Infantil e no Fundamental I. Depois de terem vivido e trocado suas percepções em ateliê, a apreciação das imagens de atividades desenvolvidas com os alunos da Vila acabou servindo a elas como referência, de forma mais significativa. Era esse o retorno que as professoras traziam em seus comentários e o que demonstraram nos breves planejamentos de atividades que fizeram na última parte do curso.

As professoras se despediram com sorriso no rosto, com a sensação de estarem levando uma rica bagagem para casa; gratas pelo curso, como sempre – muitas disseram – e já esperando pela próxima oportunidade.