Programação e Criação de Jogos no Ensino Fundamental 2

Por Helena Andrade Mendonça

Desde 2011, a escola oferece como atividade extracurricular do setor cultural o curso de Criação de Jogos, inicialmente chamado de Animação Digital. Quando oferecemos o curso, nosso objetivo inicial era oferecer um espaço no qual os alunos do Ensino Fundamental 2 tivessem contato com uma linguagem de programação, que pudessem trabalhar com a edição de diversas mídias e, principalmente, que tivessem a compreensão da complexidade de desenvolvimento de uma animação, com ou sem interação. Percebemos desde o início que a maioria dos alunos se interessava pela criação de aplicativos que previam a interação (na maior parte, jogos). Utilizamos, desde então, uma série de aplicativos para que eles pudessem ter a dimensão do trabalho envolvido na criação de um jogo em ambiente digital e também para que pudessem experimentar a troca do papel de consumidores para desenvolvedores de jogos.

Neste ano, destaco duas propostas de criação. No início do ano, os alunos usaram o aplicativo Excel, um editor de planilhas eletrônicas, para criar um jogo de adivinhação e, com isso, conheceram algumas fórmulas lógicas e sua aplicação para nosso objetivo. Selecionaram imagens e testaram os jogos dos colegas. Depois disso, começamos a explorar o Scratch, um aplicativo que permite o uso de uma linguagem de programação desenvolvida para crianças e jovens. Com ele, criamos uma série de pequenos jogos, e um deles foi um campo minado. Para isso, eles tiveram contato com a lógica de programação necessária para o funcionamento do jogo, editaram imagens e áudio, jogaram os jogos dos colegas, receberam e deram sugestões para os jogos criados.

Na tela acima, é possível ter uma ideia do principal aplicativo usado, o Scratch, e da programação envolvida para a criação de um jogo de campo minado. Os blocos coloridos da área central contém a programação para que os objetos funcionem corretamente. Os blocos da esquerda ficam disponíveis para a criação de uma sequência que determinará o funcionamento de cada objeto. Todos os objetos ficam organizados do lado direito da tela, bem como uma tela de visualização, para que sejam feitos os testes.

Antes de o ano terminar, os alunos receberam um desafio de criar um jogo a partir de ilustrações da fábula “The Lion and the Mouse”, criadas pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental nas aulas de inglês. As ideias foram muitas, e os jogos estão ficando prontos depois de muita dedicação e trabalho. Estamos ansiosos pela reação dos alunos que criaram os desenhos e que irão explorar os jogos em breve.