Cursos online: novos desafios para o Centro de Formação

Por Zélia Cavalcanti

Já há alguns anos, e cada vez com mais frequência, nosso Centro de Formação recebe pedidos para que, aproveitando as possibilidades que as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm  oferecendo,  ampliemos com cursos online a quantidade de ações de formação profissional realizadas fora da cidade de São Paulo: sejam cursos de atualização, formação permanente ou pós-graduação. Ultimamente, parte do público paulistano, que reside e trabalha distante da Unidade Morumbi, onde os cursos acontecem, tem sinalizado compartilhar desse desejo; compreensível para quem mora numa metrópole sobre pneus como a que vivemos.

Buscar uma resposta de qualidade a essa solicitação tem se mostrado um desafio e tanto para uma equipe que trabalha há décadas,  e com  bons resultados,  em cursos na  modalidade presencial. Mas como desafio é coisa que não costumamos desprezar e, até, pelo contrário, estimula nossa atividade diária, assim que a Escola da Vila implantou boas condições de trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para seus alunos, começamos a experimentar as possibilidades de incorporá-los em ações de formação: criamos um curso de formação continuada semipresencial na área de matemática, e propusemos aos professores dos cursos de pós-graduação a incorporação de um  AVA a cada disciplina.

Essas duas experiências, e os bons resultados obtidos, mostraram-se muito importantes, pois forneceram boas respostas tanto para as questões que precisaríamos enfrentar para nos adaptarmos às especificidades de capacitação online, quanto sobre a disponibilidade de nosso público para atividades  a distância.

Em relação ao primeiro aspecto, a versatilidade da plataforma Moodle possibilitou traduzir para a modalidade online princípios inegociáveis à prática construtivista, como interação, respeito à diversidade, intervenções ajustadas ao saberes do grupo e de cada aluno, entre outros.  E quanto às respostas do público, pudemos verificar que a desconfiança (resistência) inicial é vencida assim que o aluno observa a qualidade superior, tanto das aprendizagens derivadas de situações em que precisa opinar, discutir, explicar, refletir por escrito sobre  textos, ideias de colegas  e situações apresentadas por meios audiovisuais; quanto do acompanhamento  realizado pelo professor-tutor durante toda a programação.

Tendo como ponto de partida essas garantias, concluímos que seria possível começar a criar e oferecer cursos online de atualização, inicialmente dentro da área com mais experiência consolidada de formação: práticas de linguagem. E, então, decidimos “colocar a mão na massa”.

Assim, em fevereiro de 2013, lançaremos algumas  propostas dentro dessa nova modalidade, esperando que possam, como as ações presenciais,  proporcionar  boas situações de aprendizagem aos que, de perto ou de longe,  compartilham conosco o valor inestimável da formação permanente.