Os Grupos 1 e as novas tecnologias

Por Tucha – professora do G1C

Esqueçam o tempo em que o uso de aparelhos eletrônicos estava restrito ao mundo adulto! Hoje, as crianças despertam para o universo da tecnologia e destacam celulares, smartphones, notebooks e tablets na lista de desejos. Como poderia ser diferente? Já nasceram, conectadas, e todos estes aparelhos tecnológicos são parte da sua realidade.

A era do acesso móvel é causa de grande preocupação na hora de colocar um destes dispositivos nas mãos de uma criança. A partir do momento em que a rede migra para algum destes aparelhos, a possibilidade de usar a internet sem acompanhamento de um adulto aumenta bastante.

A cumplicidade entre pais e filhos, a orientação e a conversa aberta são as melhores formas de manter a segurança das crianças e dos adolescentes na navegação. Além dos responsáveis, professores também são indispensáveis nesta tarefa e a função maior da escola deve ser organizar o uso da tecnologia com os estudantes, mostrar a eles quais são as possibilidades, os limites e o lado educativo a ser explorado em cada plataforma.

Nas classes de Grupo 1 (3/4 anos) da unidade Butantã, a experiência pioneira da utilização de notebooks e tablets no trabalho com a sequência de pesquisa sobre “Animais e seus filhotes” mostrou-se muito produtiva.

Este trabalho aconteceu ao longo do segundo semestre e o objetivo era que os pequenos pudessem se aproximar de procedimentos de pesquisa, com foco na leitura de imagens de textos informativos que circulam socialmente. Desta forma, os alunos participam de situações em que selecionam e utilizam fontes, buscam informações para responder as perguntas que elaboram, registram e ditam registros ao professor e, ainda,  apresentam as informações pesquisadas. Durante a pesquisa as crianças são convidadas a explorar e ler imagens, vídeos e textos informativos para obter informações gerais e respostas a perguntas específicas, aproximando-as de textos e portadores. Por meio dos textos e legendas produzidas, as crianças aprendem a organizar o conhecimento e também a comunicar o que estudaram.

Várias são as situações de pesquisa propostas, para que as crianças explorem imagens, vídeos e textos. Neste sentido, também tablets e notes foram utilizados, possibilitando a descoberta de que permitem o acesso a fontes importantes de informação. Algumas crianças já possuem certa familiaridade com estes recursos, mas não é esperado que os utilizem para buscar informações.

Para promover a interação com tais recursos e favorecer a pesquisa, planejamos duas atividades - uma utilizando os notebooks e outra os tablets - onde os alunos puderam responder a perguntas sobre as especificidades a respeito dos cuidados dos pinguins, cangurus e tartarugas com seus respectivos filhotes. Para que todos pudessem participar efetivamente da atividade, reorganizamos os alunos em agrupamentos menores e garantimos que cada subgrupo tivesse disponível um dispositivo para cada dupla ou trio de crianças.

Nos notebooks, selecionamos uma série de imagens estáticas que favorecessem observações bem pontuais a respeito desta questão, como por exemplo, que os pinguins machos e fêmeas se revezam no cuidado com o ovo, sentando-se sobre ele enquanto o parceiro entra no mar para se alimentar.

Já nos tablets, optamos por selecionar pequenos trechos de vídeos que evidenciassem este mesmo assunto e, neste caso, as imagens em movimento completaram as informações obtidas na atividade anterior, como por exemplo, o vídeo que mostrava um casal de pinguins rolando delicadamente o ovo um para o outro utilizando os pés, antes de um deles sair em busca de alimento.

A empolgação das crianças foi impressionante em todas as situações, pois identificaram respostas a algumas de suas curiosidades sobre o tema e rapidamente compartilhavam com os colegas. Também nós, professoras, nos impressionamos com a facilidade com que os pequenos lidaram com os recursos tecnológicos: sabiam pausar o vídeo, assisti-lo novamente, mudar as páginas para visualizar novas imagens etc.

Avaliamos que pudemos ampliar os materiais utilizados, além de oferecer outras formas de interação entre os alunos e o conteúdo estudado. Ambas as atividades oportunizaram que os alunos de Grupo 1 pudessem coletar informações preciosas por meio das imagens – estáticas e em movimento – encontrando respostas para suas questões e ampliando ainda mais seus conhecimentos a respeito da relação de cuidado e interação entre os pinguins, cangurus e tartarugas com suas crias.