Por Angela Kim Arahata e Maíra Marquez, professoras de LPL do 2º ano do Ensino Médio
Um ensaio não é um artigo de opinião, não é uma resenha, não é uma análise. Não é nem científico e nem artístico.
O ensaio é um texto crítico, que se aprofunda em seu objeto.
“O ensaio exige (...) a interação recíproca de seus conceitos no processo da experiência intelectual. Nessa experiência, os conceitos não formam um continuum de operações, o pensamento não avança em um sentido único; em vez disso, os vários momentos se entrelaçam como num tapete.” (ADORNO, 2003, p. 29)
O ensaísta argumenta, critica, compartilha sua leitura dos fatos e apresenta a “disponibilidade de quem, como uma criança, não tem vergonha de se entusiasmar com o que os outros já fizeram.” (ADORNO, 2003, p. 16).
Desta forma foi apresentado o gênero para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, que produziram, ao longo do 2º trimestre, um ensaio com tema livre. Os textos produzidos não apenas estavam à altura do desafio, como nos surpreenderam pela capacidade de retomada de conceitos vistos ao longo de toda a escolaridade, em especial dos últimos anos.
Você está convidado a conhecer alguns destes textos.
“A autobiografia do personagem”, por Ugo Breyton Silva
“A representação literária do Rio de Janeiro do século XIX”, por Júlia Cristina de Sousa e Berruezo
“Produção cultural artística americana como crítica à sociedade e sua articulação histórico-social”, por Amanda Lucchi