Você sabia que a Escola da Vila tem uma área de ações culturais?

Por Luisa Furman e Vicente Régis

Um aspecto muito importante da construção da proposta pedagógica da Escola da Vila encontra-se no âmbito da formação cultural. Desde o início da instituição, em 1980, nota-se um claro movimento de intenso contato com atividades culturais dentro da escola, que marca a formação dos alunos. Eventos de longa data como o Festival de Poesia e o Pouquinho de Brasil, antigos projetos como o Lançamento do Livro da Família, a apresentação do estudo sobre os anos 60 e 70 e as Semanas de Atividades Diversificadas são alguns dos exemplos que concretizam e tornam visível o rico caldo cultural que compõe a comunidade escolar aqui da Vila.

Faz-se necessário lembrar, ao abordar este assunto, que a grande riqueza deste caldo se encontra justamente nas pessoas que transitam, convivem, transformam o espaço aqui da escola e que imprimem essa marca que nos caracteriza tanto. É o gosto por cultura dos professores, pais, alunos e demais membros da nossa comunidade que cria as condições para que exista tanta cultura aqui dentro da escola. A cultura pode ser comparada à natureza; precisa de cuidado, solo fértil, tempo, clima, tranquilidade, uma reunião de elementos que só uma comunidade inteira pode prover, se ela conseguir se organizar para isso.

O trabalho da agora chamada Área de Ações Culturais, antigo Setor Cultural, é justamente olhar para a comunidade escolar e pensar formas de colocar os membros da nossa comunidade em relação com atividades culturais que enriqueçam a formação dos alunos e ajudem a estruturar os saberes construídos na escola. Por conta disso, esta área se divide em dois principais blocos de ação: atividades e eventos curriculares e cursos de extensão curricular.

No âmbito do apoio ao currículo e eventos, o cultural atuou em diversas situações, estabelecendo parcerias com outras áreas da escola, como na abertura da Olimvila e no apoio ao Vilalê, clube de leitura idealizado pela área de LPL e biblioteca.

Tivemos a oportunidade de propor oficinas, debates e apresentações nas Semanas de Atividades Diversificadas, momento propício para a integração entre diferentes áreas e linguagens, assim como nossa grande conquista: um dia letivo para o F2 e EM entrarem no clima do Festival de Poesia, o Dia da Poesia,que aconteceu no final do primeiro semestre, com propostas inusitadas como as oficinas de hip-hop (Mc, dança de rua e grafite). Foi um momento de novas possibilidades, agrupamentos diferentes entre os alunos e situações de aprendizagem riquíssimas.

E, como cultura nunca é demais, desde 2011 trabalhamos para atender a uma antiga demanda das famílias: oferecer cursos de extensão curricular na área de artes.

As propostas estão cada vez mais variadas e solidificadas, permitindo que nossos alunos estabeleçam conexões com o que aprendem dentro e fora da escola.
É com satisfação que apresentamos os cursos de extensão curricular, já com as novidades para 2013. Veja abaixo a descrição dos cursos que, em breve, estarão disponíveis no site, com informações sobre horários, preços e matrículas.

Aproveitamos a oportunidade para lançar, com muito orgulho, o vídeo do Festival de Poesia de 2012.

TEATRO F1 E F2
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.

DESENHO F1
O curso tem como objetivo a investigação e exploração das diversas técnicas de desenho, por meio das quais os alunos entrarão em contato com uma grande variedade de materiais e possibilidades de expressão.

A aula será dividida entre prática e reflexão, contando com a observação de imagens e tendo como referência trabalhos de artistas, ilustradores, designers e quadrinistas.
Em 2013, o curso terá como novidade a exploração de recursos básicos de desenho digital e contará com a participação de convidados especiais.

CRIAÇÃO DE JOGOS E ANIMAÇÃO DIGITAL F1
O curso tem como objetivo o contato com a história dos games e a exploração de jogos de referência, visando a criação de um jogo eletrônico como produto final do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch, que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab.

Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a Escola.
Usaremos o próprio blog do Cultural e a comunidade de trocas, em: http://scratch.mit.edu.

MÍDIAS DIGITAIS
Nesse curso os alunos poderão experimentar o uso de diversos programas visando a edição e criação de animação, vídeo e áudio. Em cada trimeste, iremos explorar técnicas de manipulação de mídias como animação em 3D, edição de vídeo, stop motion, fotografia, desenho analógico e digital, sempre com o uso das tecnologias ampliando as possibilidades de trabalho.

VIOLÃO F1 E F2
O principal objetivo deste curso é criar possibilidades para que os alunos aprendam a tocar junto com seus colegas, em um clima de cooperação e troca de saberes. Conforme o repertório de canções e peças para violão solo é desenvolvido, são abordados elementos como interpretação de melodias, batidas, solo, voz e outros fundamentos da linguagem musical relacionados ao instrumento. Exemplos de atividades: criação conjunta de arranjos para grupo de violões, aprendizagem de peças para violão e voz, aprendizagem de peças para violão solo e composição em grupo. Cada aluno deverá ter o seu próprio violão.

CRIAÇÃO MUSICAL F1
O curso tem como objetivo formar um pequeno conjunto musical, com ênfase na percussão, voz e sopro. Exemplos de atividades: composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, brincadeiras cantadas e jogos musicais com copos. Crianças cursando este curso pelo primeiro ano terão contato com xilofones, metalofones e demais instrumentos de percussão. Crianças cursando pelo segundo ano devem adquirir uma escaleta, e crianças cursando pelo terceiro ano devem adquirir uma flauta doce soprano. Qualquer dúvida referente aos instrumentos, entre em contato com a secretaria.

DANÇAS POPULARES F1
O curso vai oferecer aos alunos o contato com diferentes técnicas, estilos e tipos de danças populares e contemporâneas, visando explorar o movimento expressivo e seus elementos: corpo, espaço, ritmo, repertório, improvisação, sons e coreografia.

GRUPO VOCAL F2
O objetivo do Grupo Vocal é oferecer aos alunos um espaço de vivência e criação musical por meio da voz. Tomando como repertório canções populares brasileiras, de outros povos e composições dos próprios alunos, propõe-se que sejam feitas novas leituras e arranjos destas canções, criando situações que estimulem a criatividade e a livre expressão.

DANÇAS URBANAS F2
Neste curso, serão apresentados elementos da cultura hip-hop e outras manifestações culturais urbanas, abordando técnicas de expressão corporal e passos de street dance, possibilitando a criação de performances individuais e em grupos.

GRUPO DE GUITARRAS F2
Curso nos mesmos moldes do curso de violão, mas que aborda aspectos específicos da guitarra, para alunos que já têm experiência com violão ou guitarra. Alunos iniciantes devem procurar primeiro o curso de violão. Alunos deverão ter sua própria guitarra. Amplificadores serão fornecidos pela escola.

GRUPO DE PERCUSSÃO F2
Este curso tem como objetivo formar um grupo de percussão para tocar principalmente ritmos brasileiros como baião, coco, samba e maracatu. Exemplo de instrumentos utilizados: alfaia, pandeiro, djembê, agogô, caixa e caixa do divino.