Rodrigo Catunda Barreira

Rodrigo Catunda Barreira é aluno da Escola da Vila desde os três anos de idade. Foi sempre um aluno exemplar, com excelente rendimento acadêmico! Passou na primeira fase da Fuvest. Não foi ao exame da FGV, e sobre a Unicamp... Bom, leia a crônica!

Crônica de um Vestibular Anunciado

Por Rodrigo Catunda Barreira 

Desde o início do ano, havia decidido: "Vou fazer Economia". Comecei a pesquisar o assunto, perguntar, prestar atenção aos jornais e até formar opinião, em alguns casos. Economia logo virou um tema forte em minha vida. Ouvir o termo despertava meu interesse, a ponto de salvar uma aula ou uma conversa entediante.

Além disso, ter uma resposta pronta para todas as vezes que me perguntaram o que ia fazer da vida foi reconfortante. "Economia", pois via que causava uma boa impressão, de imediato, na maioria das pessoas. Ainda mais pelo modo como eu falava sobre o assunto, deixando claro os interesses que haviam me levado à decisão, como o gosto pelas ciências humanas e pela matemática.

Não bastasse isso, quando comecei a conversar com pessoas entendidas no tema e a pesquisar as diferentes faculdades, logo ficou decidido: "Economia na Unicamp". Daí, não tinha nem questionamento. A tranquilidade do interlocutor (e a minha própria) era instantânea frente a tal elaborada resposta. A ideia encaixou em mim perfeitamente, a ponto de que acabei convencendo um outro amigo interessado em Economia de que a Unicamp era “the one”.

Portanto, se o sujeito perguntasse: "Mas em Campinas?! Morar sozinho?!", logo se calava (com um sorriso) perante a firme réplica: "Não, com um amigo meu!". Não havia mais dúvida, o futuro estava escrito...

Determinado que estava, dei início aos estudos. Frequentei algumas aulas de revisão, fiz simulados e, mais importante, me especializei em provas da Unicamp. Como bem se sabe, os vestibulares se diferenciam muito quanto ao formato da prova e, por isso, comecei a resolver os anos anteriores da desejada.

Chegou o período de inscrições. Como era imperativo que o fizesse, me inscrevi também na Fuvest e na FGV. Mas eram só formas de manter o ritmo de provas, pois meu foco estava no dia 11 de novembro, data do vestibular campinense.

No dia 9 de novembro, foram publicados os locais de prova. Fui apressado checar o meu. A busca no site era feita por nome. Digitei "Rodrigo". Vou descendo a página. "Rodrigo Carvalho..., Rodrigo Castanho..., Rodrigo Cazé... Opa!". Respiro fundo, fecho os olhos, me certifico que não é um sonho... De novo: "Castanho..., Cazé... @%$#*!!!". Fico imóvel por alguns instantes. Checo novamente. Nada. Começo a revirar meus e-mails da época de inscrição (três meses antes). Li a mensagem que começava com "Você preencheu o Formulário de Inscrição para o Vestibular Unicamp 2013, mas ainda não efetuou o pagamento da Taxa de Inscrição" e terminava "Se você já pagou a taxa de inscrição, por favor desconsidere esta mensagem". Por algum motivo (possivelmente o que me faz considerar o curso de Psicologia hoje em dia) só dei ouvidos ao "desconsidere esta mensagem".

E essa foi a história de como os planos deram errado.

O que se seguiu ao choque e às lamentações, porém, não foi de todo mal. Repensei tudo, me convenci de que a USP era uma tão boa opção quanto a Unicamp, fiz a Fuvest,  passei na primeira fase, mas não na segunda, e hoje nem sei se quero fazer Economia...