Depois da voz dos alunos...

Por Sonia Barreira

Nesses últimos posts vocês tiveram a oportunidade de conhecer depoimentos de vários alunos muito diferentes entre si, trajetórias escolares distintas, escolhas mais ou menos consistentes, estilos pessoais próprios e reflexões muito interessantes.

Os alunos responderam ao nosso apelo para que produzissem a última lição de casa para a Escola da Vila, mesmo já não estando mais aqui. Foram todos textos reflexivos, que mostraram jovens capazes de pensar sobre suas escolhas, tomar decisões, revê-las, admitir suas falhas, identificar suas competências. Mas há tantas outras histórias bonitas e interessantes. Pena não podermos contar todas de modo completo!

Mas, apenas para não ser injusta com quem não apareceu aqui, é preciso lembrar que há muitos outros:

Tem a Alice, que foi aprovada em 5º lugar no curso de Jornalismo da Cásper Líbero, e olha que ela ainda fez intercâmbio para outro país e ficou um tempo longe da Vila; tem a outra Clara, que entrou em psicologia na PUC e que, com certeza, fará seu curso com seriedade, e ela participou do intercâmbio para a Argentina quando estava no 2º ano do Ensino Médio e vai ser colega da Helena, que também passou no mesmo curso. O Fábio passou na Cásper em Jornalismo, cujas vagas são bastante disputadas porque o curso está bem conceituado. O Felipe queria ESPM, mas ficou contente com a vaga que conseguiu para Propaganda e Marketing no Mackenzie. O Matheus, que quer mesmo é jogar bola, entrou em Administração no Mackenzie e na PUC, e escolheu a primeira faculdade porque eles incentivam muito os esportes e ele espera conseguir uma bolsa integral.

O Felipe, que sempre quis cinema, ficou muito contente por conseguir sua vaga na FAAP, que além de tudo é do lado da sua casa! A Gaê entrou em Ciências Sociais na USP, e era isso mesmo o que ela queria! O Guilherme vai fazer História na USP, e não considerou outra opção. A Juliana resolveu fazer Letras e conseguiu sua vaga também na USP, e vai ser colega da Dora e do Rafael.

O Luca vai fazer Economia no Insper, vai poder comparar seu curso com o do Matheus Genaro na USP, e do Ariel na Unicamp.  Guilherme e Laís vão para a Escola da Cidade cursar Arquitetura. Vamos conhecer suas opiniões sobre o curso daqui um tempo. A Mariana – nossa excepcional atriz do grupo de teatro da Vila -  foi para a Geografia da USP, e ficou muito contente. O Maurício vai fazer Psicologia na PUC; a Úrsula entrou na Medicina da Uninove; o Mateusinho entrou na Administração da PUC; a Isabela entrou em História na PUC. Já o Calvin, entrou em Física e quase perdeu a matrícula porque não tinha olhado a lista da segunda chamada... Ainda bem que os amigos o avisaram.  Mais recentemente, o Theo nos contou feliz que entrou em Direito pelo Sisu – nota do Enem – na Universidade Federal de Brasília. Ele estava super feliz e nós também... Ele merece!

Temos até medo de encerrar este texto, pois podemos ter nos esquecido de alguns, afinal, eles nem sempre nos contam tudo, precisamos correr atrás da informação, ligar, perguntar, insistir.

Tem aquele pessoal que foi para a segunda fase da Fuvest,  mas que não conseguiu entrar. Para estes, fica a frustração porque chegaram “quase lá”. Vão para o cursinho, com aqueles que não quiseram fazer faculdade privada, e, certamente, terão sucesso no próximo ano.

Para finalizar, convidamos todos os leitores – especialmente os que têm os filhos menores – a fazer um exercício e procurar imaginar resposta para a seguinte pergunta:

“Que história terá meu filho para contar quando terminar sua escolaridade básica?”

Falará sobre uma trajetória de conquistas, amizades, vivências, reflexões? Falará de um ambiente de aprendizagem estimulante e de professores respeitosos e entusiasmados? Receberá comentários de professores que o viram crescer e testemunharam o desenvolvimento de suas competências? Lembrará, saudoso, dos projetos de pesquisa, de trabalhos de campo que contribuíram para suas aprendizagens? Conseguirá avaliar de modo tão consistente seu processo escolar, seu método de estudo, suas motivações, seus estímulos, suas referências no mundo adulto?

Esperamos que sim, pois é isso o que a Escola da Vila propicia a seus alunos. Esperamos que sim, pois é isso o que pudemos ver no depoimento desses alunos. Esperamos que sim, pois é por isso que trabalhamos todos os dias com empenho e entusiasmo.  E esperamos que, após essas leituras, seja fácil entender por que números não mostram os verdadeiros resultados da nossa escola.