Música para os pequenos

Por Vicente Régis - coordenador da área de ações culturais e professor de música

O principal objetivo das aulas de música da Educação Infantil da Escola da Vila é proporcionar aos alunos um contato prazeroso e significativo com os diferentes aspectos do fazer musical, no qual a criança possa construir conhecimentos acerca da linguagem que lhe sejam valiosos na sua bagagem cultural e cognitiva. Dentro deste contato, buscamos possibilitar a expressão musical de diferentes estados afetivos e a exploração dos instrumentos musicais e da própria voz.

A construção deste objetivo ocorre dentro de uma proposta que considera a linguagem musical como um fenômeno extremamente vasto e complexo, que congrega inúmeros gêneros musicais e possibilidades de construção melódica, harmônica e rítmica. Por conta desta vastidão, acreditamos, em primeiro lugar, que é necessário investigar as possibilidades de relação com a música que as crianças costumam construir, para trabalhar a partir delas na sala de aula, potencializando e expandindo o repertório de possibilidades do fazer musical conhecido pelos nossos alunos.

Consideramos aqui na escola que as principais formas de relação que as crianças estabelecem com a música se encontram nos atos de cantar, fazer brincadeiras cantadas, dançar, tocar instrumentos e escutar. Desta forma, as aulas na Educação Infantil da Escola da Vila são encontros nos quais brincadeiras cantadas, canções, percussão corporal e instrumentos musicais são apresentados aos nossos alunos de acordo com a possibilidade de concentração que eles demonstram aos seus professores. Para contemplar a fluidez tão característica da faixa etária, os professores vão alternando propostas, com o objetivo de captar a atenção dos alunos para conseguir construir, junto com o grupo, um repertório musical interessante. Isso porque, na primeira infância, é muito importante que as crianças brinquem com música e que esta brincadeira as ajude a colocar a energia para fora, a regular a atenção, a relaxar, a sorrir, a sentir tristeza, a se sentir parte de um grupo que pulsa e canta junto, enfim, a vivenciar os diversos estados emocionais que a arte é capaz de despertar no ser humano. Para conseguir tudo isso, o professor tem que aprender a sentir o grupo, a conquistá-lo, a impor limites, a ser flexível, a equilibrar as tensões e a agir de forma a dar contorno e energia ao grupo.

É importante pontuar que isto não significa que os alunos ditam o ritmo das aulas, mas, sim, que o professor conduz o aprendizado dos alunos de forma a se mostrar permeável às reações das crianças às suas propostas. Este é um dos sentidos nos quais ludicidade e aprendizado se entrelaçam nas nossas aulas. Outro sentido se encontra nos conteúdos da linguagem musical que as brincadeiras e canções transmitem àqueles que as aprendem, concretizados nos ritmos, melodias e estruturas harmônicas que as constituem. Compreender em que momento se bate palma ou se realiza um giro em uma brincadeira, quando começamos ou paramos de cantar uma música, aprender a ouvir o violão para cantar junto e aprender uma melodia são exemplos de como a ludicidade carrega elementos musicais que são absorvidos pelos nossos alunos.

Muitos motivos nos fazem acreditar que esta proposta contribui muito para a formação musical dos nossos alunos. Com o passar dos anos, temos percebido, no brilho dos olhos dos pequenos em muitos momentos das aulas, bem como na resposta positiva das famílias na apresentação de música e durante o ano, que estamos no caminho certo.

Para terminar, deixamos dois vídeos com cenas dos Grupos 1 deste ano, o início desta proposta.