ZDP - Interação e Aprendizagem

Por Daniela Munerato e Claudia Cavalcanti

Em qualquer encontro, com qualquer tema, a interação é fundamental para que ocorra a aprendizagem. Nos encontros da ZDP -- Zona de Desenvolvimento Profissional --, acreditamos que esse tema está sempre presente sob dois aspectos: do grupo que participa do encontro (coordenadores, orientadores e professores), como processo de formação profissional de cada um e, sob outro olhar, como os professores podem atuar para favorecer as interações de seus alunos. Estamos falando da construção social do conhecimento.

Os encontros da programação ZDP 2013 reúnem participantes de muitas escolas, vindos de diferentes localidades do Brasil, e abrangem desde o segmento da Educação Infantil até o Ensino Médio. Nos dias 16 e 17 de março, iniciamos a jornada deste ano que representa a continuidade de temas relacionados à didática do ensino de Ciências Naturais. Desta vez, refletimos sobre a leitura de textos em Ciências Naturais. Tema bastante instigante!

Algumas propostas para a reflexão dos temas de estudo foram planejadas com diferentes estratégias, a depender do nosso objetivo de formadoras: ora com todo o grupo, ora em grupos menores de trabalho, e a cada organização escolhida com diferentes interações. É interessante pensar que não basta ler nem ouvir, mas tentar compreender, responder às questões, estabelecer relações com a prática, ampliar um pouco nosso conhecimento sobre esta área.

Observamos que as trocas entre os grupos menores são muito interessantes. Além de os participantes se conhecerem, exprimem diferentes tipos de abordagens e práticas, retomam todos os conhecimentos prévios e modificados nos encontros anteriores, com base em suas experiências e leituras, promovendo novos canais de comunicação.

É interessante pensarmos que, ao partilharmos a elaboração com outros sujeitos, ocorrem conflitos sociocognitivos, que não são mais apenas intraindividuais como os que se produzem nos diferentes esquemas de um mesmo sujeito, ou num esquema do sujeito e os dados proporcionados pelo objeto (Inhelder; Bovet; Sinclair, 1974) mas que se colocam entre sujeitos diferentes que realizaram centralizações ou ações opostas, que têm pontos de vista contraditórios sobre o tema em discussão.¹

Ao utilizar recursos das TIC (Tecnologias da Informação), para abordar o tema da leitura, abrimos espaço para que os participantes pudessem compartilhar informações utilizando fórum e wiki, e, ao mesmo tempo, vivenciassem propostas didáticas aprendendo a lidar com tais recursos, muitas vezes, novos também para os docentes. Esse contato abriu espaço para variadas formas de interação, pela possibilidade de unir num só tempo e lugar a construção e a organização do conhecimento.

Em nosso encontro circularam inúmeras informações sobre leitura em ciências, uso das novas ferramentas, como cada um trabalha em sua escola, de que maneira interpretávamos ou analisávamos um texto. A formação é densa e intensa, porém, sem perder de vista o tempo da aprendizagem de cada participante, que tem a oportunidade de retomar os assuntos estudados, acessar todos os textos, fóruns e recursos que utilizamos e alcançar novos graus de interação com as informações que circularam no encontro. Até mesmo a interação entre os participantes pode se estender e romper a barreira da distância; para isso, basta contarmos com a participação de todos no fórum.

Nesse contexto interativo e reflexivo, aguardamos o próximo encontro. Até lá utilizaremos os e-mails e os recursos dos ambientes virtuais de aprendizagem para tarefas entre as jornadas. Que esse intervalo continue sendo um tempo de muitas reflexões. Nos vemos em maio!

¹Ferreiro, Emília; Oliveira, Marta Kohl de; Castorina, José Antonio. Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1990.