Olim Vila: mais que competição, um encontro do esporte com a educação e o lazer

Por Washington Nunes - Coordenador de Esportes

Resolvi escrever esse texto com a intenção de falar um pouco da Olim Vila aos pais e alunos que, provavelmente, participarão pela primeira vez deste evento.

A Olim Vila, na verdade, é a abreviação de Olimpíada Interescolar da Escola da Vila, ou seja, uma competição escolar e que, em 2013, contará com a participação de 32 escolas convidadas. O evento foi criado para que os alunos que fazem parte dos treinos esportivos pudessem experimentar suas habilidades e confrontá-las com adversários, ao mesmo tempo em que experimentassem o trabalho coletivo e o papel de cada um dentro das equipes, que aprendessem a controlar a ansiedade e o medo, que tivessem competência para resolver problemas e conflitos e que soubessem lidar com fracassos e sucessos.

Em 2013, ela completa vinte e três anos de existência, e o início das atividades é marcado por uma cerimônia de abertura, com todas as “formalidades” de um evento de grande porte: desfile de atletas, juramentos, hino nacional e tocha olímpica. Ao longo dos últimos anos, contamos com a presença de grandes atletas, que conduziram a tocha olímpica, como Raí, Daiane dos Santos e Fofão, além de termos apresentações musicais dos grupos Arrasta Lata, Fanfarra de Atibaia e Escola de Samba Vai-Vai.

A abertura da XXIII Olim Vila será sábado, dia 04 de maio, das 19h às 20h, na unidade Morumbi e, como sempre, apresentará algumas boas surpresas para quem estiver presente.

Os alunos que forem convocados para o desfile deverão chegar por volta das 18h30 e devem se dirigir aos espaços de concentração de cada modalidade, mas, para quem quiser chegar mais cedo, a partir das 18h teremos apresentações musicais com os grupos de violão da Vila.

Os jogos começam dia 6 e vão até dia 25 de maio, e a tabela de jogos estará disponível e atualizada diariamente no site www.vila.com.br.

Serão realizadas atividades de capoeira, escalada, tênis, futsal, handebol e voleibol. Para as categorias menores, ou seja, com alunos entre 7 e 10 anos, as competições serão mais brandas, com todos os participantes recebendo premiação. No futsal e no handebol, por exemplo, não haverá placar informando o resultado do jogo. Essa é uma estratégia para aliviar a tensão de quem está debutando nas competições. A partir dos 11 anos, a competição é plena, com premiação para os campeões e vice-campeões de cada categoria e modalidade.

Gostaríamos de contar com a presença de muitos torcedores e esperamos, como sempre, que nossa torcida dê um show de incentivo e de respeito aos nossos alunos e aos das outras escolas.

Aos que vão participar, espero que desfrutem dos jogos e das atividades e que, ao vestirem a nossa camisa, se sintam, cada vez mais, alunos da Vila.