A observação de classe e as estratégias formativas

Por Sônia Barreira

A observação de classe na Escola da Vila sempre existiu, desde sua origem. Essa prática, apesar de seu valor formativo, já descrito e analisado em numerosas publicações sobre a formação continuada, encontra habitualmente dois obstáculos fundamentais: pode ser deturpada tanto pelo professor quanto pelo orientador ao interpretarem ou fazerem dela um instrumento de controle e avaliação -- o  que  diminui ou anula sua potência formativa -- e ser frequentemente substituída na agenda do orientador por outra atividade mais urgente, mas não necessariamente mais importante.

Não cabe aqui fazer um vasto histórico desse procedimento na vida desta instituição, mas é importante ressaltar sua presença e relevância tanto como estratégia formativa quanto prática profissional, ou seja, é um procedimento a serviço da formação continuada dos professores, mas é também tarefa de um profissional.

Como estratégia formativa, é francamente utilizada quando inserida numa concepção da docência como uma profissão prática, reflexiva, que implica na construção de saber, mas também do “saber fazer”. Desta forma, e em projetos formativos como o nosso, a observação de classe está a serviço da construção de conhecimentos conceituais e procedimentais.

A observação de classe, vista como um instrumento dos processos formativos, deve favorecer a reflexão sobre a prática mas, sobretudo, deve melhorar a capacidade do professor de intervir nas situações de ensino e aprendizagem, por isso tem de ser seguida de outra etapa igualmente importante: o feedback ao professor, que, além de analisar a prática da sala de aula, o orientador pode favorecer por meio da tematização da prática, o acesso a importantes conceitualizações da tarefa de ensinar.

Por outro lado, como tarefa profissional, requer conhecimento técnico, capacidade analítica, percepção acurada, domínio teórico, sensibilidade e ética profissional.

Pela importância que atribuímos à observação de situações do cotidiano do trabalho realizado em nossas classes, professores participantes dos cursos de pós-graduação e dos grupos de formação de Educação Infantil, Alfabetização e Orientação Educacional têm a possibilidade de realizar estágios de observação nas salas de aula da Escola da Vila.

Como o uso de estratégias formativas é um desafio constante para nossa equipe de formadores, anunciamos que, nas próximas sextas-feiras, este será o foco dos textos que serão publicados.