Lanche feliz, lanche de festa! De festa junina!

Fotos do lanche que organizamos no ano passado.

Por Dayse Gonçalves e Elaine Occhialini

Brincando um pouco com o título de um feliz artigo de Rosely Sayão, publicado na Folha de São Paulo em 30/04/2013, sobre o significado do lanche para os pequenos, queremos compartilhar algumas ações que estamos desenvolvendo como preparação para a Festa Junina.

Desde o mês de abril, temos organizado situações de degustação de alimentos típicos juninos. Muitas receitas já foram elaboradas pelas professoras com os pequenos, e com o olhar atento da equipe de nutrição, que tem cuidado para que as receitas sejam saborosas e nutritivas. Já fizemos arroz doce e curau e pretendemos oferecer aos pequenos mandioca cozida, torta salgada, pinhão, paçoca e bolo de milho.

Como bem diz a psicóloga, nos enquadramos naquele tipo de escola que compartilha com as famílias a responsabilidade por educar os pequenos também nesse quesito. A ideia é incentivá-los a experimentar, e, para isso, é preciso que o alimento seja apresentado de forma cuidadosa, tanto no quesito ‘boniteza’, quanto na maneira de envolver os pequenos na sua preparação.

Na preparação das receitas para o dia da grande festa, por exemplo, proporcionar os alimentos conforme a receita indicava foi importante para favorecer o consumo das preparações (porções pequenas para boquinhas igualmente pequenas). Do mesmo modo, a organização da distribuição (primeiro os pratos salgados e depois os doces) favoreceu o consumo de maior variedade dos alimentos disponíveis, assim como o cuidado para que todos se alimentassem bem.

Nossa avaliação é de que compartilhar estas preparações não só celebrou o final das atividades do primeiro semestre, como também possibilitou às nossas crianças o conhecimento da rica cultura alimentar característica das festas juninas.

Estas situações fazem parte do projeto de preparação das crianças de Educação Infantil para a Festa Junina. Ainda segundo Sayão: “O lanche na escola faz mais do que alimentar a criança ou matar sua fome”. Por essa razão, como no ano passado, convidaremos as famílias a colaborar na preparação das receitas que realizamos no período que antecede a festa. Não só porque sabemos que isso contribui para a melhor aceitação dos alimentos típicos, mas também porque foram feitos com um carinho todo especial. No ano passado, os pais se esmeraram na apresentação dos alimentos que enviaram à escola.

Neste ano, as festas acontecerão nos dias 13 e 24 de junho, nas unidades Butantã e Morumbi, respectivamente. E os pais vão chegar uma hora antes do término da festa (às 11h30 para quem estuda de manhã e às 17h15 para os que são do período da tarde), para ver os pequenos dançarem e para dançar e cantar com eles, e também para aproveitar um pouco do delicioso lanche que eles próprios oferecem aos filhos e a seus colegas.