“Os livros na minha vida!? Eu entrei na vida deles!”

_

Por Fernanda Passamai Perez

Tatiana Belinky, para quem uma casa sem livros é uma casa sem alma, foi homenageada na sexta, dia 21, e será, ao longo desta semana, com uma série de encontros na Biblioteca Tatiana Belinky para Leituras BELINKYANAS.

Um grande entra e sai de crianças, muita alegria e muita energia!

O clássico O Caso do Bolinho teve a canção do simpático Bolinho cantada diversas vezes, a fim de, em coro, ajudar o cremoso bolo redondo a fugir de seus possíveis predadores. Entretanto, nem com a ajuda do grupo, nem da Juliana, aluna do 6º e grande entusiasta das Leituras Belinkyanas, que ajudou numa das leituras, foi possível escapar da ardilosa raposa.

Limeriques do Bípede Apaixonado fez muito sucesso, ao trazer à lembrança os divertidos versos nos quais Tatiana era especialista: os limeriques. Depois do puxa, que puxa, que puxa em O grande rabanete, descobrimos que o nabo do conto original foi substituído pelo rabanete na adaptação de Tatiana, pois ela detestava a, segundo ela: “insonsa raiz”. Os “maiores” se encantaram com um dos retalhos do livro de crônicas Bidínsula e outros retalhos, no qual nossa patronesse revela seu modo de escolher suas leituras. Ao invés de escolher pelos títulos, ela escolhia primeiro o sentimento que queria sentir: medo, graça, susto, diversão. Bom conselho, não é?

Também tivemos a homenagem em forma de flores. Recebemos em nome da dinda arranjos oferecidos por alguns de seus leitores. Nosso espaço ficou mais colorido e perfumado. Em nome dela, também agradecemos. Obrigada!

Enfim, passamos o dia como Tatiana gostava, com crianças e muita prosa. Histórias reais, inventadas, recontadas ou traduzidas. Diz algum ditado popular que a pessoa cujo nome é dito repetidas vezes não morre jamais. Desse modo, pudemos, além de distribuir contos, confirmar aquilo que já sabíamos: pessoas como ela não morrem, viram HISTÓRIA!

Venham visitar nosso espaço para conhecer outros livros dela e ler no MURALIQUE TATIANA BELINKY os relatos de alguns alunos sobre suas experiências com os livros da autora.