Diplomatas por 5 dias

15_08_2013

Por André Aquino, ex-aluno da Vila e atualmente estagiário da área de Ciências Humanas do Ensino Médio

Durante as férias de julho, a Escola da Vila participou do SPMUN – São Paulo Model United Nations – evento que simula uma conferência da ONU no qual os alunos representam os interesses diplomáticos de um país nos diferentes comitês da própria ONU.

A Escola já vinha participando destas simulações há alguns anos, mas foi a primeira vez que participou do SPMUN, que ocorreu na PUC-SP do dia 2 ao dia 6 de julho, e contou com a participação espontânea de 9 alunos do Ensino Médio. Durante estes 5 dias, eles entraram no papel de diplomatas para debater, propor, discutir e votar supostas resoluções da ONU.

Este ano, a Escola da Vila representou as delegações da Costa Rica e da Índia, com representantes nos comitês/comissões que estes países têm, no mundo real, diplomatas enviados. A simulação propõe que os alunos estudem as políticas e diretrizes do país representado que dizem respeito àquele comitê – Conselho de Direitos Humanos, Organização Mundial do Comércio, Organização Mundial da Saúde, etc. – buscando atuar dentro dele como o país de fato atuaria, o que requer muito estudo, preparo e, muitas vezes, jogo de cintura!

A Escola considera interessante a participação neste tipo de evento por colocar os alunos em contato com uma “realidade” sobre a qual temos pouca noção do funcionamento, mas que, de uma maneira ou de outra, molda os rumos do mundo contemporâneo. Para o bem e para o mal, os alunos são colocados em contato com o que significa uma organização das nações unidas no sentido literal, sensibilizando-os para os interesses econômicos que se sobrepõem ao bem comum, às consequências de uma hegemonia norte-americana e ao significado de um Conselho de Segurança criado em 1948 que ainda decide o futuro da humanidade em um grupo pequeno de países vitoriosos de uma guerra que aconteceu há 68 anos atrás.

O próprio caráter quase teatral de um comitê da ONU é simulado, com o qual também é interessante que os alunos tenham contato – “Decoro, Senhores Delegados!”, “Moção para o encerramento do debate moderado”, o uso obrigatório de traje social, etc. – para perceber criticamente o que significa a ONU e a quais interesses ela supostamente atende e quais ela, de fato, representa.

A compreensão e poder de adaptação e representação do jogo de poderes que marca a ONU é claramente assimilada de forma crítica pelos alunos, e é neste ponto que a Escola da Vila considera interessante a participação deles nestas simulações. Perceber as possibilidades de um mundo melhor criadas por uma organização das nações unidas, mas enxergar como os interesses econômicos, políticos, de cada país se sobrepõem e distorcem este ideal.

Para coroar a ótima participação dos nove alunos nestas simulações, Olívia Ferraz do Amaral de Sá Rocha, Mariana Magalhães Brockveld, Pedro Sanches de Frias, Francisco Sanches Oller Bueno Ximenes, Marina Gonzales Orfão, Mathues Borssari Correa, Juliana Pires Amancio, Julia Cristina de Souza Beruezo, o aluno Daniel Ferraz, representante da Índia no CDH (Conselho de Direitos Humanos), ganhou a menção honrosa de seu comitê por sua participação.

Em breve os alunos escreverão seus relatos para o blog. Aguardem!