E os cursos online da Escola da Vila?

16_08_2013

Por Zélia Cavalcanti

Já escrevemos para anunciar, para falar sobre o andamento, e para avaliar alguns aspectos  dos cursos online que o Centro de Formação começou a promover no primeiro semestre deste ano oferecendo aos profissionais que apostam na necessidade de atualizar a própria formação um conjunto de temas sobre os quais refletir, discutir com colegas e a partir dos quais possam enriquecer aspectos que se colocam como desafios da prática pedagógica que realizam. Agora vamos contar por que pretendemos não só continuar, mas principalmente ampliar as ações formativas dentro dessa modalidade.

Primeiro, porque o número de pessoas que, de imediato, se candidatou para realizar os primeiros cursos foi surpreendente, e mesmo dobrando o número de turmas, algumas inscrições não puderam se efetivar. Esse referencial nos indicou que, mesmo acostumadas com as ações presenciais, nosso público confia em nossas possibilidades de estruturar propostas “a distância”. E não pretendemos decepcioná-lo: Queremos trabalhar  cada vez mais nessa modalidade, que permite atender tanto aos educadores que vivem  fora de nossa cidade como àqueles que, em função da agenda de trabalho e vida doméstica têm dificuldade  para se deslocar e assistir aos cursos presenciais.

Exemplos do que  os  alunos disseram sobre a modalidade online.

“Flexibilidade de tempo e espaço, possibilitando que cada um participe e se organize de acordo com as demandas específicas do seu dia a dia.”

“ Sem dúvida nenhuma, a maior vantagem é o próprio aluno poder gerenciar seu tempo para as leituras e realização das atividades.”

“Facilidade por não precisar se locomover. Aglutina pessoas de várias localidades.”

“A facilidade de acessar a qualquer hora ou dia ou lugar ... Pessoa de diversas regiões puderam trocar experiências, e isso é ótimo.”

Um segundo motivo para que a oferta de cursos se multiplique e se diversifique diz respeito diretamente ao fato de o modelo técnico-pedagógico, idealizado para o trabalho, ter se mostrado eficiente, pois não só respondeu bem às nossas expectativas em relação à qualidade das propostas e interações que o ambiente virtual de aprendizagem poderia promover, como atendeu satisfatoriamente às necessidades dos profissionais matriculados nas primeiras turmas, nos aspectos que imaginávamos poderiam ser “dificultados” pela modalidade: qualidade e agilidade da comunicação e das interações entre tutores e alunos (como grupo e individualmente).  Algo em torno de 90% dos inscritos apontaram a opção ótima, na avaliação desses quesitos.

Exemplos do que os alunos disseram:

“Tomando como exemplo a qualidade desse curso, posso afirmar que excedeu minhas expectativas, pois já fiz outros cursos online e nenhum apresentou tanta qualidade e compromisso de ambas as partes envolvidas (professores e alunos).”

“A organização foi muito boa, as sínteses contribuíram bastante, e os textos e vídeos foram fundamentais. Os vídeos pude compartilhar com meu grupo de professoras.”

“O nível deste curso foi excelente, comparado até aos cursos presencias.”

E, por fim, um terceiro motivo é que, ao lado das avaliações positivas, ocorreram também comentários que apontaram para a necessidade de rever e fazer alterações importantes no modelo inicial. As alterações mais significativas dizem respeito ao número de semanas em que cada curso se desenvolverá. Nesse sentido, vamos ampliar o tempo tanto para atender melhor às dificuldades técnicas relativas à adaptação do aluno ao AVA, assim  como para que as propostas sejam realizadas; os tempos definidos inicialmente  nem sempre foram suficientes, seja para os alunos seja para as intervenções dos tutores.

Exemplos do  que os alunos disseram:

“Demorei certo tempo para me ambientar na plataforma de estudo, até porque foi minha primeira experiência online.

“Prazos de entregas de materiais foram curtos.”

Assim, animadas com o que consideramos o sucesso dessa nova forma de contribuir com a qualidade do trabalho que educadores de diferentes partes do país realizam, ampliamos o leque de cursos online para esse semestre, e já nos lançamos ao desafio de estruturar novos formatos a serem oferecidos a partir do próximo ano.