Preguiça cotidiana

-

Por Elis Maria Coelho e Livia Guidi - Professoras da Educação Infantil

-

“Sono, preguiça, não tenha medo não. Fique calmo, tranquilo, pegue na minha mão. Sono, preguiça, tudo isso é muito bom.”
Akira Ueno, Luiz Tatit

A canção “Sono, Preguiça”, de Ueno e Tatit, nos lembra de como é gostoso relaxar, espreguiçar, se acalmar. Desde a mais tenra idade, é importante vivenciar situações para descobrir este momento, ainda mais considerando o mundo agitado em que vivemos.

Realizamos, diariamente, principalmente após o parque, diversas situações com este propósito na Educação Infantil, que incluem escutar uma música tranquila, alongar-se e vivenciar situações de massagem.

Nas rodas de apreciação musical, podemos propor uma escuta mais atenta de uma música, chamando atenção para os sons dos instrumentos que a compõe ou para seu enredo. Além disso, é interessante conversar com as crianças sobre os sentimentos que são aflorados por esta escuta, nos atentando para como essas sensações reverberam no corpo. A música também pode embalar e acolher um alongamento ou uma massagem.

As propostas de massagem incluem momentos de experimentação do corpo, com materiais diversos, como esponjas, escovas, bolinhas, pincéis, algodão, cremes, gotinhas de água, pedras e também com as próprias mãos. As propostas podem ser individuais, em dupla, com o grupo todo ou feitas pelo professor. Também podemos propor um foco na respiração, ou em uma parte específica do corpo, como pés, mãos, rosto, costas, entre outros.

É importante que a criança se sinta à vontade e possa relaxar. Gradativamente, os pequenos passam a cuidar de seu tom de voz e aprendem a cuidar de seu corpo e do corpo do outro, com toques sutis e carinhosos. Além disso, esses momentos contribuem para fomentar a união e a proximidade entre os colegas do grupo.

Para uma boa realização desta proposta, é importante que haja um cuidado na preparação do ambiente. Escurinhos, almofadas e um cheirinho agradável são bem-vindos e contribuem para tornar este momento ainda mais especial!

Delicie-se também criando espaços e momentos como esses com seus filhos, sobrinhos e alunos!