Ainda SPMUN

[embedplusvideo height="326" width="580" editlink="http://bit.ly/15mmeeF" standard="http://www.youtube.com/v/pSwIeN9tXIE?fs=1" vars="ytid=pSwIeN9tXIE&width=580&height=326&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=" id="ep9272" /]

-

Mais alguns depoimentos de alunos que ilustram o evento SPMUN.

(...) fui membro do comitê internacional da saúde, representando a posição oficial da República da Índia, quanto ao processo de erradicação de doenças tropicais. Experiência que fez com que não só eu, mas todos os estudantes ali presentes, abrissem os olhos para esta e outras situações que afetam o mundo todo. A simulação com caráter diplomático abordou uma série de medidas e acordos entre países representados (tanto os mais afetados quanto os mais desenvolvidos) que fizeram com que fossem propostas soluções para o problema (...)
.............................................................................................Juliana Amâncio

(...) representei o ministro indiano no comitê da organização mundial do comércio. A experiência foi sem dúvida enriquecedora. A simulação permitiu-me maior clareza com relação ao funcionamento das conferências reais e aprimorou meus conhecimentos no que diz respeito ao comércio exterior e aos interesses muitas vezes conflitantes dos países presentes no comitê. Dada a relevância das conferências da ONU em diversos campos da vida dos povos espalhados pelo globo, me parece importante a formação de um olhar crítico com relação a atuação da organização e de seus membros. São diversas as experiências que podem contribuir para a formação deste olhar crítico, a participação em uma simulação me parece uma delas (...)
............................................................................................Matheus Borsari

(...). O primeiro dia foi um pouco complicado, logo percebi que um clima de competição estava no ar vindo de alguns alunos de escolas mais tradicionais. Os próximos dias já foram mais produtivos, pois fui ganhando a “malícia do jogo”. O resultado foi uma semana de experiências bem interessantes, pois além de ter aprendido bastante sobre como funciona essas reuniões de países, ganhei mais conhecimento sobre economia, política e como esses se relacionam com questões sociais (...)
..................................................................................................Daniel Ferraz

(...) Quando entrei na sala no primeiro dia e vi que eu estava completamente sozinha tendo que representar a política externa da Índia sobre as Ilhas Senkaku (um arquipélago em disputa entre o Japão e China)  morri de medo, pensei que iria errar e que no final ia acabar não falando muito. Mas foi o contrário, como a Índia se abstinha em diversas questões, assumi o papel de conciliar o comitê... Acredito que perdi muito da minha vergonha de falar palavras bonitas e difíceis em público e em voz alta, e aprendi a redigir diversos documentos que no início, julgava impossível... Os chefes de meu comitê elogiaram a minha participação e recomendaram participar outra vez, e assim que possível, quero participar de novo (...)
..................................................................................................Olivia Ferraz