Simpósio 2013: mais um desafio instigante!

Por Fernanda Flores

No último sábado, dia 28 de setembro, tivemos a abertura do Simpósio Interno da Escola da Vila. Como parte de nossa história contamos com a apresentação de setenta trabalhos de professores que atuam da Educação Infantil ao Ensino Médio -- divididos em 21 mesas temáticas --, com apresentações que se estendem a mais duas reuniões pedagógicas, até o dia 8 de outubro.

A cada ano, a equipe técnica elege um aspecto central e instigante sobre o qual nos debruçamos. Na sequência, compartilhamos o texto da coordenadora de Fundamental II, Ivone Domingues, ao nos apresentar o desafio deste ano:

"Em 2013, escolhemos como tema norteador dos nossos estudos para aperfeiçoamento do projeto pedagógico da escola as variadas interações que podemos proporcionar em aula visando a criar contextos mais potentes, aspectos relacionados à diferenciação das aprendizagens e aos ajustes no ensino.

Nosso objetivo é aproveitar a oportunidade do Simpósio, em que todos se dedicam a usar a escrita como ferramenta de reflexão e sistematização do saber construído no dia a dia, na prática de sala de aula, para compartilhar conhecimentos relativos ao desenvolvimento de propostas sistemáticas mais ajustadas às demandas específicas dos alunos, integrando-os aos debates em aula, e buscando potencializar ao máximo a interação entre pares e com o professor. Esperamos, com isso, contribuir da melhor forma possível para que os alunos possam ir além da execução das tarefas, e que se responsabilizem pela própria aprendizagem, assim como pela construção coletiva dos conhecimentos do seu grupo classe.

Um dos nossos maiores desafios é não perder de vista que, para o desenvolvimento dessa responsabilidade, os alunos precisam participar da identificação das suas reais necessidades, pois, ao fim e ao cabo, essas ajudas ajustadas precisam incidir na sua capacidade de estudar, tanto sozinhos como em grupos, e para saber estudar é necessário identificar as próprias demandas, o que se sabe e o que falta saber."

Estamos em clima efervescente na escola, debatendo ideias, discutindo opções didáticas, propostas, inovações e nos aproximando mais das maneiras de pensar o trabalho em segmentos que não compõem nosso dia a dia de trabalho. Enfim, consolidando novamente, e também na equipe de professores, alguns dos princípios centrais de nosso projeto pedagógico: a autonomia e a cooperação intelectual.