Celebrando a amizade: a viagem de formatura!

DSCN2907
Clique na foto para visualizar o album completo.

-

Por Angela De Crescenzo

O fim é sempre um novo começo!

O dia da  formatura é um dia especial, mas é UM DIA. Já o processo de formatura tem a duração de um ano inteiro e seu maior objetivo é apoiar os alunos neste momento de passagem. Passagem de segmento, passagem da infância à juventude.

Assim, um projeto importante que acontece nos 9ºs anos é o “projeto de formatura”, que engloba muitas ações: eleger uma comissão, discutir as etapas do processo em reuniões e assembleias, arrecadar dinheiro com a venda de doces e bolos no horário do parque, a organização de jogos interclasses e de festas na escola para os alunos menores, organizar a colação de grau e planejar a tão esperada viagem de formatura.

É um pressuposto deste trabalho que todos os alunos se sintam incluídos e tomem decisões durante o processo, quer dizer, é importante que se sintam responsáveis pelo próprio processo de formatura. Apesar de o grupo da comissão ter um papel preponderante, todos devem se sentir protagonistas do projeto, escolhendo, decidindo, planejando, executando e avaliando, colocando-se como corresponsáveis pelo sucesso ou insucesso das diversas ações que acontecem ao longo do ano.

A viagem é parte desse projeto maior e, portanto, não é somente um simples passeio. São muitas as aprendizagens, relacionadas ao conhecimento prático de como organizar um evento deste tipo e ao convívio com os outros. É preciso aprender a tomar decisões em equipe e a se responsabilizar de forma coletiva, a aceitar as decisões da maioria e perceber os limites da própria escola, assim como os dos adultos que estão acompanhando. Sem dúvida, é o momento de comemorar e se emocionar com o fim de um período, fazer planos e imaginar o futuro.

Neste ano, o local escolhido pelos alunos foi o Hotel Campo dos Sonhos, em Socorro, no interior de São Paulo. Estivemos juntos no local durante alguns dias. Piscina, futebol, vôlei, arborismo, rapel, tirolesa, balada, boiacross, dentre outras atividades, fizeram parte desses nossos dias deliciosos.

A viagem foi uma grande celebração da amizade, dos momentos vividos ao longo de um ciclo da vida de nossos adolescentes. Foram muitos abraços, beijos, lágrimas e risadas. Muita emoção!

Alguns depoimentos:

“Achei que a viagem foi excelente. O Hotel tinha uma área externa muito ampla e com diversas atividades para participarmos, como tirolesa, arborismo, pedalinhos, quadras, piscina, saunas, etc... Tinha uma equipe sempre de bom humor, muito preparada, que estava disposta a nos dar a liberdade tão esperada para uma viagem de formatura.

Mas ainda acho que o que mais nos uniu foi o sentimento de grupo e de últimos dias juntos, antes de mudar as classes no colegial. Saímos de lá com um aperto no peito, mas com uma sensação de que fizemos tudo que podíamos para aproveitar todos os últimos segundos como 9º A e como 9ºs anos”.
Matias Ursini Nobel, 9º A

“A vigem como um todo foi ótima. Acho que uma característica muito marcante que difere dos trabalhos de campo e que foi muito presente em nossos dias lá em Socorro é que nos é concedida muita liberdade para escolher o que fazer. Tínhamos muito tempo livre e uma variedade de atividades enorme. Além disso, os monitores, tanto os da Venturas quanto os do próprio hotel, eram incríveis, muito queridos e dispostos.

A última noite foi simplesmente maravilhosa. Os vídeos foram muito legais, e todo mundo ficou emocionado, assim como com a atividade dos balões e com os fogos, que fizeram um encerramento perfeito.”
Isabela Roncato, 9º A

“No início, eu estava com certas dúvidas sobre a viagem. O 9º ano D era um grupo muito dividido, com várias brigas internas e conflitos. Estava em dúvida se a viagem seria proveitosa para o grupo. E posso dizer que fiquei muito feliz de estar errado em relação a essas dúvidas. Posso dizer que fiquei muito feliz em ver um grupo que desde o sexto ano tinha muitos conflitos; todos reunidos, alguns chorando, alguns sorrindo... Na verdade, acho que fiquei feliz por perceber que fiz parte desse grupo, não somente do 9º D, mas sim do 9º ano de 2013.”
Fernando Friedlander, 9º D

“Foi um momento especial. Tenho certeza que esses quatro dias vão ficar comigo por toda a minha vida. Nessa viagem, eu percebi que o tempo passa, e as coisas acabam. Nós criamos um momento em que finalizamos um ciclo, um ciclo incrível que todos do 9º ano participaram. Tal ciclo durou quatro anos e, tenho certeza absoluta, marcou maravilhosamente a vida de todos. A viagem nos proporcionou um momento que, com certeza, foi um dos melhores, senão o melhor, em que todos percebemos a união que compartilhamos.”
Gabriela Shapazian, 9º D

“As melhores coisas acontecem quando menos estamos esperando…
E foi assim, tudo uma surpresa, inesperado. Antes dessa viagem, eu não entendia seu propósito, achava estranha (quatro dias sem fazer nada), mas é muito mais. Além de aumentar o contato com os outros, aumenta o seu contato consigo mesmo. Você se percebe, se sente crescendo e vê seu passado ficando cada vez mais longe, e seu futuro, por sua vez, cada vez mais perto. Todos os dias foram incríveis, mas o último foi um dos melhores de toda a minha vida, com certeza! Não houve falsidade, todos se abraçando, dizendo coisas sinceras, pois, de certo modo, naquele momento estávamos todos ligados de alguma forma! Era um momento inacreditável, quase 90 alunos reunidos em círculo num campo de futebol, cada um com um balão colorido, cheio de gás hélio, e eles iam subindo, como se fossem nossas expectativas para o futuro, crescendo, prestes a acontecer. E todos os sentimentos ao mesmo tempo, à flor da pele. É uma confusão; você não sabe se ri, se chora... Você se acha bobo, se pergunta várias vezes por que continua chorando, se vê abraçando pessoas que sempre teve implicância, mas naquele momento todas as brigas, discussões e besteiras ficam muito pequenas. Depois dessa viagem, adquiri muito aprendizado e dou muito mais valor a todos os meus amigos e à sorte que tenho.”
Alice Marincek, 9º C