Notícias do curso online “Uma abordagem estética para a análise de obras infantojuvenis”

11_10_2013

Por Aline Evangelista Martins

A escolha de livros de literatura que são adotados ou indicados nas rodas de biblioteca é uma das grandes responsabilidades do professor. Muitos fatores entram em jogo e interferem na seleção: os interesses dos alunos, as experiências de leitura que desejamos proporcionar, as aprendizagens literárias pretendidas, a diversidade de gêneros, o equilíbrio entre a literatura contemporânea e os grandes clássicos e, evidentemente, a qualidade dos títulos.

Mas, afinal, em que consiste a qualidade literária? Que referencial teórico o professor pode levar em conta para analisar e criticar os livros? O curso "Uma abordagem estética para a análise de obras infantojuvenis" tem como objetivo acolher essas questões e oferecer percursos de estudo que  possibilitem a construção de respostas para elas.

Ao longo de todo o curso, os participantes atuam como críticos: leem materiais teóricos e consideram as contribuições dos autores para analisar e valorar narrativas infantojuvenis. Devido ao constante diálogo entre os alunos, a formadora e a teoria, as análises vão se tornando cada vez mais consistentes e interessantes e o grupo vai se configurando como uma comunidade de críticos que leem, analisam, valoram, fundamentam, questionam...

E o mais curioso é que o grupo é formado por 29 pessoas, que se encontram em 14 cidades diferentes! Cada um em seu espaço, e dentro dos limites de seu tempo, entra no ambiente virtual, para estudar e discutir os conteúdos. Em um de nossos fóruns, vemos, por exemplo, uma professora de Campo Grande que tem seu depoimento comentado por uma colega de São Paulo; este segundo comentário logo é discutido pela colega de Santos! Por outro lado, há participantes que trabalham na mesma escola, encontram-se pessoalmente todos os dias e, eventualmente, nesses encontros, comentam os textos lidos e as tarefas realizadas, mas têm como sala de aula o mesmo espaço virtual frequentado por quem está a milhares de quilômetros.

Se, por um lado, essa modalidade oferece muitas facilidades, sobretudo relacionadas à possibilidade de administrar o tempo e de dissolver as barreiras que o espaço impõe, por outro, é preciso bastante dedicação às leituras e às atividades semanais. Cada um dá a sua contribuição para as discussões coletivas e para os trabalhos em grupo e, nessa trama criada mediante a contribuição de todos, os estudos literários avançam, a reflexão sobre literatura infantojuvenil se amplia e se aprofunda e todos ganhamos, tanto pelos conhecimentos relacionados ao tema do curso, quanto pela possibilidade de experimentar novas formas de viabilizar a construção compartilhada de conhecimento, algo que está no centro das nossas preocupações como educadores.