Homenagem ao Dia do Professor: uma piada para rir e refletir

15_10_2013

Por Susane Lancman Sarfatti

A piada não é nova, aparentemente um pouco indelicada e meu forte nunca foi ser piadista. Apesar disso tudo, me atrevo na delicada empreitada de contar a piada, justamente em homenagem ao Dia do Professor.

Dois coordenadores pedagógicos conversam, quando um pergunta ao outro:

- Você sabe a diferença entre os professores de Educação Infantil, 1° ao 5° ano, 6° ao 9° e Ensino Médio?

O colega pensa e diz:

- Não. Qual é?

O coordenador que fez a pergunta, com ar sério e compenetrado, responde:

- O professor de Educação Infantil adora crianças. O professor de 1° ao 5° ano adora ensinar qualquer matéria. O professor de 6° ao 9° adora sua disciplina. E o professor de Ensino Médio adora a si mesmo.

Achei essa piada ótima desde a primeira vez que ouvi, principalmente porque provocou reflexões acerca das competências dos professores.

O alvo, a vítima dela, é fácil de notar: o professor de Ensino Médio, que, como costumam dizer os alunos, “se acha”. Isso parece ser um defeito a ser gozado, então a intenção da piada é ser jocoso com os professores desse segmento.

É claro que não escrevi essa piada aqui para humilhar ou ridicularizar esses professores. Longe disso, queria despertar uma reflexão sobre os estereótipos dos docentes dos diferentes segmentos. Afinal, ninguém sai ileso dessa piada.

Vejamos: a caricatura de quem atua no Ensino Médio como aquele que se acha superior aos demais e que adora ser a atenção dos alunos pode parecer negativa, mas não é bem assim. Sem dúvida, um bom professor precisa valorizar seu conhecimento e seu trabalho – sem desmerecer os alunos, é claro. E isso deve acontecer da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Quanto aos professores de outros segmentos:

- Será que o docente da Educação Infantil, que adora tanto seus alunos, deixa de notar a sua própria importância?

- E o que atua nos anos iniciais do Fundamental – que adora ensinar qualquer coisa – percebe o desafio, quase impossível,  de lecionar bem todas as disciplinas?

- E o professor dos anos finais, será que acha que sua disciplina explica melhor as grandes questões da humanidade?

Enfim, a piada nos possibilita refletir e criticar nossa realidade, coloca o dedo em nossas feridas e abre uma oportunidade para começarmos a transformá-la. Em resumo, ela aponta quatro qualidades fundamentais para ser um bom professor.

1) Adorar  alunos, protegendo-os da violência e conhecendo as características da faixa etária, tal como o professor de Educação Infantil.

2) Adorar ensinar, envolvendo as crianças e os jovens em suas aprendizagens, desenvolvendo o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça, acreditando na educabilidade de todos os alunos e  administrando a heterogeneidade da classe, tal como o professor de 1º ao 5º ano.

3) Adorar sua disciplina, conhecendo os conteúdos e traduzindo-os em objetivos de aprendizagem, sabendo a didática de cada área, trabalhando a partir das representações e dos erros dos alunos, avaliando os avanços da turma e ajustando seu ensino, tal como o professor de 6º ao 9º ano.

4) Adorar a si mesmo, valorizando seu conhecimento e sua profissão, tal como o professor de Ensino Médio.

Parabéns para nós, professores, por fazermos diferença na vida de nossos alunos!