A horta da turma do Período Complementar e a construção de práticas saudáveis

Por Simone Spilborghs

Consumir hortaliças fresquinhas e orgânicas faz bem a todas as idades, mas principalmente para os pequenos, que estão crescendo e são responsáveis pelo projeto de construção de uma horta na escola, que teve início no começo do ano.

Iniciamos o projeto escolhendo o que seria cultivado, depois conhecemos o Francisco, o jardineiro, que nos orientou sobre como preparar a terra, o plantio propriamente dito e os cuidados necessários que deveríamos ter com cada tipo de hortaliça.

1

No Período Complementar da unidade Butantã, o grupo trabalhou com o plantio de alface, rúcula, espinafre, couve, cenoura, beterraba, tomatinho, cereja, cebolinha, salsinha, manjericão e hortelã. Durante o plantio, tudo era muito novo: as ferramentas que seriam necessárias para a realização do trabalho, a necessidade de acompanhar de perto o processo de crescimento das hortaliças e compreender que a horta estava inserida em um sistema ecológico e que os organismos encontrados na terra interagiam uns com os outros.

2

Durante o crescimento das mudas, as crianças cuidaram das hortaliças diariamente, regando e limpando o espaço e mantendo uma comunicação com os outros grupos da Educação Infantil, a fim de reforçar os cuidados que tinham que ter com o espaço da horta. Nesta perspectiva, produziram vasos e transplantaram algumas mudas de manjericão, hortelã e salsinha para presentear os outros grupos, resultando, inclusive, num encontro com o G2C do matutino para saborear uma deliciosa pizza feita com ingredientes da horta.

titulo

Como parte das atividades, o Período Complementar saiu a campo para fazer uma visita ao Oba Hortifruti, a fim de obter informações sobre as hortaliças que estávamos cultivando em nossa horta. Lá, fomos recebidos pela nutricionista Patrícia e pelo gerente Toninho. As crianças tiveram a oportunidade de ver como os alimentos chegam ao Sacolão e como são expostos. Foi uma manhã muito divertida e cheia de novidades para os pequenos.

Nas nossas rodas de conversa, as crianças manifestavam muitas dúvidas, como, por exemplo: “O que são raízes?”. Algumas crianças arriscaram respostas, afirmando:

“Quando joga semente na terra, a raiz segura o tronco da árvore.” (Clara)

“A raiz pode levantar a calçada; vai crescendo junto com a árvore.” (Maria)

“A semente está dentro; a raiz está debaixo da terra.” (Francisco)

Há algumas semanas, colhemos parte do que cultivamos, e algumas hortaliças têm sido utilizadas no cardápio do almoço e nas aulas de culinária.

É muito bom acompanhar o desenvolvimento das crianças ao longo do projeto e constatar o quanto ele tem contribuído não só no sentido de promover a troca entre crianças de diferentes idades, o consumo de vegetais, a construção de práticas ecológicas dentro e fora da escola, mas também por permitir a compreensão de um processo que é naturalizado.