Leitura em sala de aula: quando os leitores são… os pais!

Por Cláudia Nicolau, professora do 2º ano E

Os meses de outubro e novembro têm sido muito especiais para as crianças dos 2ºs anos do Ensino Fundamental. Ao menos duas vezes na semana, os pais têm visitado as salas de aula, com o intuito de ler histórias e poemas para seus filhos e os amigos.

Essas visitas, novidades na série, fazem parte do projeto “Leitura em Voz Alta”, no qual grupos de alunos leem contos de Ricardo Azevedo para colegas de outras turmas. Num momento em que pensam e discutem bastante acerca da postura, entonação de voz, respeito à pontuação e tantos outros elementos de uma boa leitura em voz alta, a presença dos pais traz a todos os alunos modelos leitores diversos, todos muito experientes e cada um com um estilo próprio; alguns comentam as leituras, outros fazem as vozes dos personagens, e os mais tímidos se atêm exclusivamente ao texto.

Sempre maravilhadas, as crianças participam, com risos, admiração, uma pontinha de medo, efeitos sonoros… São momentos únicos, quase mágicos, nos quais a leitura pelo deleite se faz mais do que presente em nossas salas de aula. O brilho nos olhos de todos - especialmente nos olhinhos orgulhosos dos filhos do “leitor da vez” - nos mostra o quanto curtem cada conto, cada poema, cada história compartilhada.

Muitos pais nos contam que escolheram o que leriam junto com seus filhos, tornando essa uma atividade significativa não apenas no contexto da leitura em voz alta, mas também no âmbito da formação de leitores de literatura que comentam acerca das narrativas favoritas, das poesias que mais emocionam, do que fará os amigos rirem… Enfim, mais uma oportunidade para conversar sobre os livros.

Agradecemos às mães e pais de todas as salas dos 2ºs anos, tanto na unidade Butantã quanto na unidade Morumbi, que disponibilizaram um pouquinho do seu tempo para tornar possível essa parceria encantadora, e aguardamos ansiosamente as novas participações! Que esses momentos inesquecíveis tenham sido tão significativos para vocês quanto o são para todos nós, professores e crianças!