Depoimentos sobre o Intercâmbio Escola da Vila / Colegio de la Ciudad - 2013

13_11_2013

-

Por Fermín Damirdjian

É difícil determinar o momento preciso no qual um aluno de fato entra para o projeto de intercâmbio. Já em junho de 2013, por exemplo, há alunos que procuram a Orientação Educacional e se apresentam decididos a participar do intercâmbio em 2014. Isso significa que, em seu imaginário e expectativas, já há algo que, fazendo jus ao termo "projeto", se estende sobre o futuro. Alguns deles podem ainda mudar de ideia. Outros podem se ver absorvidos demais pelas exigências escolares, prioridade absoluta como critério para a participação. Pode, eventualmente, ocorrer ainda que faltem vagas nas combinações com as duplas argentinas.

Nessa trajetória, o início do curso de espanhol - que ocorrerá em março ou abril do ano que vem - será certamente um passo importante. Mas, ainda assim, esse grupo ainda demora a se estabilizar. A definição das duplas, por fim, se realiza depois de semanas de especulações entre a Escola da Vila e o Colegio de la Ciudad. E, daí em diante, os bandos argentinos e brasileiros vão ganhando independência em sua aproximação, que ocorre pelos contatos virtuais diários, até se encontrarem de fato, e o grupo seguir seu caminho, sua formação afetiva pelo convívio, pela visita dos argentinos ao Brasil, pela ida dos brasileiros à Argentina.

Os textos a seguir, redigidos por alguns dos participantes desta edição de 2013, contam com vivacidade a construção desse trabalho, considerando tudo aquilo que fez parte de seu imaginário muito antes de vivenciar o intercâmbio, e tudo o que ele deixou como herança.

Boa leitura!

-

Ana Clara Naletto

Bernardo Costa Hoyos

Daniel Ferraz

Fernanda Tsukada

Francisco Sanchez Oller Bueno Ximenez

Ligia Rodrigues Spedalletti

Marina Nogueira Pérez

Marina Yazbeck Mourão

Pedro Sanchez de Frias

Sofia Sales Magalhães Motta