2014 chega com a Unidade da Vila na Granja Viana. Como toda novidade, desperta alegrias e dúvidas.

painel

Por Sônia Barreira

A comunidade da Vila é pequena.  Foi fácil contar pra todo mundo a novidade que tanto nos alegrou. Escrevemos cartas, mandamos e-mails, fizemos posts no face, conversamos nos portões e nas alamedas das nossas unidades. E, nesta semana, fizemos um painel com as fotos do projeto da nova escola com as mensagens que recebemos de apoio e incentivo... Foi a maneira que encontramos para agradecer a todos aqueles que torcem pelo nosso projeto pedagógico e sua expansão.

Mas… uma iniciativa desse tipo desperta também algumas dúvidas. Faz parte... Uma mãe me perguntou, numa reunião de pais, “Por que não (crescer) para o lado da Vila Madalena, de onde vêm tantos alunos?”. Outro pai mostrou certa preocupação em relação a investimentos nas unidades que já existem: “Diminuirão?”, perguntou. Alguém, também, nos questionou sobre o próprio crescimento: “Por que uma escola tem de crescer?”.

Aprendi, com o tempo, que a dúvida de alguns pode representar a dúvida de muitos.  Apesar de ter respondido “ao vivo” aos pais que me abordaram, resolvi dividir, neste blog, algumas respostas e colocações. Não dá para esgotar o tema num único texto. Então, desde já, fica o convite para nos encontrarmos aqui, virtualmente.

A primeira e mais importante razão pela qual fizemos esta opção foi o fato de a oportunidade ter surgido no momento correto. Há algum tempo pensávamos numa iniciativa desse tipo, pois sabemos da maturidade do nosso projeto pedagógico e do comprometimento de nossa equipe. O impedimento era fazer o investimento sem impactar nossas atuais unidades.  Pois bem! Encontramos na escola Bosque a parceira ideal.  O investimento financeiro é baixo (parte das instalações já está pronta, e o terreno do novo prédio é próprio). E nossa parceira compartilha integralmente do projeto pedagógico.  A Vila “viaja” intacta para a Granja.

Vila Madalena X Granja. Além das questões mencionadas, temos um outro ponto importante: temos um conjunto significativo de alunos na Granja, que enfrentam o desafio da (i) mobilidade urbana todos os dias para chegarem às unidades Butantã e Morumbi! Por conta disso, nos sentimos impulsionados para esta região, repleta de pais e mães admiradores do nosso trabalho, certos de que estamos também facilitando o estilo de vida escolhido por eles.

Nos próximos dias, e até o final do ano, publicaremos uma sequência de posts neste blog. A ideia, como disse, é explicitar melhor nossas intenções com esse movimento institucional de crescimento controlado.  Vamos dividir com você as principais ideias com as quais trabalhamos para impulsionar o projeto pedagógico da Escola da Vila.

ACOMPANHE A GENTE. NOS VEMOS AQUI... E PELA VILA.