Na Vila, todo mundo sabe o nome de todo mundo. Gostamos dessa ideia… porque apostamos nas pessoas.

DSC_0076Reunião pedagógica semanal da equipe do ensino fundamental

Por Sônia Barreira

No aniversário de 30 anos da Escola da Vila, falamos sobre como escolhemos o nome da nossa escola, e gostaria de retomar esse tema aqui, a propósito da nova unidade da Granja Viana.

Já naquela época (1980), pensamos que o modelo que planejávamos deveria poder crescer, expandir e influenciar outros grupos educacionais. A primeira ideia foi batizarmos a escola de Núcleo 1.  Assim, naturalmente, viriam os Núcleos 2, 3, 4… Fazia sentido.  Por trás dessa opção podíamos ver o crescimento da filosofia da escola, das escolhas metodológicas. Mas, ao mesmo tempo, algo nos incomodava. Por quê? Porque simplesmente o nome Núcleo era frio.  E gostamos de pensar nossa escola prioritariamente como um lugar intenso, quente, no qual borbulham vivamente as relações interpessoais.  Uma de nós disse: “Por que não, Escola da Vila?”.

Discutimos intensamente, e lembro-me de termos chegado à conclusão que nos inspira até hoje: “Numa Vila, todo mundo se conhece!”. Com esse pensamento poderemos crescer porque estaremos sempre construindo pequenas vilas. Comunidades em que aproveitamos do conhecimento construído historicamente e onde todos os dias somos impactados por novas pessoas: profissionais ou alunos com necessidades específicas.  E, com isso, a comunidade se reinventa a partir das pessoas.

Como você pode ver, mudar não é uma novidade para nós. Nesses 33 anos, desde a inauguração da nossa primeira unidade, e a partir do contato com inúmeras escolas em nosso Centro de Formação, aprendemos que um projeto pedagógico não se multiplica realmente, ele tem de ser reinventado,  reconstruído, com autoria e criação.  É por isso que afirmo que a nossa principal aposta é na formação e na sensibilidade de nossos profissionais.  É isso que nos permite ser quem somos e, ao mesmo tempo, nos permite evoluir. Ser diferente amanhã porque necessidade e desafios surgem a cada dia, impostos por novos conhecimentos e contextos ou pela transformação de nossa sociedade.

Somos movidos por desafios. Nossos profissionais querem crescer e expandir seus próprios horizontes. A consequência é que nossa nova Vila na Granja não será mera reprodução da Vila Butantã, nem da Vila Morumbi, mas terá uma história própria, feita todos os dias por aqueles que lá estarão. Será uma Vila com o nosso jeito de fazer educação: aberta à evolução das metodologias que aproximam alunos do conhecimento, mantendo a essência da nossa filosofia, garantindo nossos valores!

O desafio da Unidade da Granja Viana já faz parte da nossa rotina. Estamos matriculando novos alunos, conhecendo novos pais. Também estamos recebendo alguns alunos e pais que já conhecemos. Tudo nos renova e inspira a fazer mais. Nos vemos pelas Vilas.