20 anos.

25_11_2013

Por Marcos Mourão (Marcola)

A capoeira na Escola da Vila comemora, em 2013, duas décadas de trabalho como atividade de extensão curricular! Para celebrar esta data, ao longo deste ano realizamos alguns eventos especiais como o Dia do Esporte, a apresentação de capoeira na abertura da Olimpíada da Escola da Vila, o Festival Intercolegial de Capoeira, o encerramento do evento “Um Pouquinho de Brasil” e o 20o Festival de Capoeira, que será realizado no próximo dia 30 de novembro. Gostaríamos, também, de escrever um pequeno texto para compartilhar os principais aspectos de nossa proposta pedagógica com a Capoeira Escolar.

Durante estes vinte anos, trabalhamos com um número representativo de alunos, que certamente aprenderam mais do que um jogo ou esporte. Aprenderam sobre ritmo, ginga, expressão e cultura brasileira; aprenderam também a interagir e a respeitar os limites do corpo e movimento de cada um. Tudo isso embalado por muita música! São conquistas que certamente ficaram guardadas na memória de cada criança que por ali passou, deixando muitas saudades!

As aulas de capoeira na Escola da Vila procuram valorizar a ação corporal das crianças, para explorar e descobrir possibilidades lúdicas com o próprio corpo e movimento. A cultura da capoeira é rica em cantos, ritmos e histórias. Através dela, buscamos desenvolver uma combinação de jogo e arte, com movimentos amplos associados ao universo da capoeira.

O objetivo do nosso trabalho é, sobretudo, possibilitar o reconhecimento do corpo em ação, utilizando a capoeira como instrumento de expressão e comunicação. Ao contrário da concepção tradicionalmente dominante de trabalho no esporte com crianças, nossa proposta não objetiva treinar capoeiristas através de uma aprendizagem mecânica e repetitiva de golpes e ginga. Queremos, sobretudo, propiciar em aula um ambiente interativo, prazeroso, desafiador, imaginativo, no qual a criança construa um percurso único na descoberta dos movimentos de capoeira.

Neste percurso, procuramos oferecer em aula materiais que permitam uma ampla diversidade gestual e que favoreçam uma rica aprendizagem motora. A maior parte deste material é trazida das aulas de Educação Física (cones, estepes, corda, espaguetes de natação, bola, bambolê), mas também utilizamos sucatas (garrafas, barbantes, fitas-crepe) e os próprios instrumentos da capoeira (caxixis, pandeiros).

O resultado deste trabalho é observado nos avanços obtidos pelas crianças no controle do próprio corpo, no ritmo, nas relações de grupo e na espontaneidade dos gestos.

Quero compartilhar a sustentabilidade deste trabalho com os professores João Cunha, Thiago Vieira, Bruno Soares, João Aquino, Emerson Marinheiro e Manoel Ghizzi, que diariamente atuam com nossos alunos!

Devo agradecer às crianças, que se entregaram de corpo e alma à realização das aulas!

Quero agradecer aos pais, por confiarem seus filhos a essa atividade tão querida e festejada pelas crianças desde muito pequenas, possibilitando-as a se aproximarem mais da nossa cultura corporal brasileira!

Esperamos vê-los no dia 30 de novembro, para o nosso 20o Festival!