Pós tudo

29_11_2013
pós-tudo  (Augusto de Campos ,1987)

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Por Zélia Cavalcanti

Em 2007 a direção da Escola da Vila reconheceu que havia condições que lhe permitiam atender aos muitos pedidos para que fossem criados cursos de formação profissional certificados com o aval do Ministério da Educação (MEC). E começamos a desenhar cursos de pós-graduação lato sensu em dois temas intimamente relacionados à história de nosso projeto pedagógico:  Educação Infantil e Alfabetização.

Em 2008 encaminhamos esses projetos ao MEC e, nesse mesmo ano, recebemos dos avaliadores a nota máxima pelas condições que oferecíamos para que os cursos fossem concretizados. Em fevereiro de 2009 o Conselho Nacional de Educação (CNE) avaliou nosso pedido e credenciou nosso Centro de Formação a oferecer as duas especializações por um prazo de quatro anos, renovável por novos períodos.

Mãos à obra. Detalhamos o projeto, estabelecemos a equipe de professores com maioria de mestres e doutores “da casa”, e iniciamos as aulas em fevereiro de 2010.

Passados esses primeiros quatro anos, no entanto,  nossos cursos de pós-graduação não poderão mais receber novas turmas. Isso porque, de acordo com as novas regras vigentes desde 2010, para que pudéssemos dar prosseguimento a esse segmento de formação seria necessária a abertura de, ao menos, um curso de graduação, o que, depois de alguns estudos, não se mostrou algo viável.

Outra opção que nos foi colocada seria a parceria com uma instituição assim configurada. Essa segunda opção foi alvo de nossas tentativas durante os últimos três anos. Procuramos estabelecer parcerias com diferentes instituições, nacionais e internacionais, o que também não pôde se concretizar em virtude de questões legais e administrativas.

Assim, nossos cursos de pós-graduação deixarão de existir na medida em que as turmas atuais forem finalizando as disciplinas e os(as) alunos(as) tiverem entregado suas monografias.

Ao final desse período, em que nos dedicamos a formar especialistas -- o melhor que pudemos -- em dois momentos da escolaridade tão fortemente vinculados à história da construção de nosso projeto pedagógico, teremos contribuído com vários novos profissionais pós-graduados para o cenário educacional paulista. Esperamos que o trabalho que realizem no presente e no futuro contribua para a disseminação de uma prática docente de qualidade.

Por fim, nunca é demais lembrar que esses cursos, que entram em fase de finalização, deixaram um importante legado em conhecimento didático, que nossa equipe de formadores continuará levando para as outras ações que o Centro de Formação realiza.