Rochas ou minerais? A Geologia ampliando horizontes

Por Lis Rodrigues e Lara Marin

As crianças dos 3os anos do Ensino Fundamental 1 foram visitar o Museu Geológico Valdemar Lefrève, o Mugeo, e para que pudessem aproveitar ao máximo a visita participaram de algumas conversas e discussões em que puderam explorar diferentes tipos de rochas e minerais, e também a conhecer como os fósseis são formados.

No laboratório da escola foram convidadas a observar e analisar as diferenças e semelhanças entre as pedras expostas, levantando hipóteses para as seguintes perguntas: Quais são as características das pedras? Como o fóssil é formado?

Ao observarem as diferentes pedras da coleção da escola, várias características foram notadas por nossos pequenos exploradores, como por exemplo: têm texturas diferentes (lisas, ásperas); algumas esfarelam; podem ser transparentes e com mais de uma cor; podem ser encontradas na rua.

A observação dos fósseis também suscitou explicações “viram fósseis porque o osso do animal fica muito tempo no solo e aí ele cresce no osso e assim vira um fóssil”. Ou então: “Os fósseis são partes de animais e foram petrificados pela própria natureza ou pelos humanos”.

Em classe, puderam trazer pedras encontradas nas ruas ou de casa, para serem observadas e analisadas. Conversaram sobre as diferenças e as classificações das pedras: O que é uma rocha? O que é um mineral? O que é um fóssil? Quais são as suas características?

No museu, além de ver, pegar, e sentir o cheiro de diversos exemplares de rochas e minerais, encantaram-se ao encontrar as mesmas “pedras” que tinham levado de casa. Tiveram, também, outras informações sobre Geologia e puderam conhecer minerais que fazem parte da nossa vida cotidiana como o carbonato de cálcio, que faz giz de lousa; o diamante, o ouro e a prata, presentes nas joias; o cobre, encontrado em fios elétricos; o bismuto, utilizado em tintas e esmaltes; o bromo, usado em fotografias e inseticidas, entre outros.

1

Conheceram fósseis reais de dinossauros e até de um morcego, o único exemplar existente no Brasil!

2

Na volta do passeio foram diversos os comentários das crianças:

“Eu achei muito interessante ir ao Mugeo. Lá nós vimos fósseis, rochas e minerais. Vimos também o que dá para fazer com os minerais! Foi muito legal conhecer o Museu de Geologia!”

“No Mugeo eu entrei em uma sala que tinha pedras com cheiros e nós cheiramos! Também descobri que pedras podem virar sombra, blush e talco. Tinha uma pedra com água dentro! Eu vi em outra sala ossos reais de dinossauros, mas eram só umas partes porque é difícil de encontrar e o dinossauro é muito grande!”

A ida ao museu gerou desdobramentos em sala, pois despertou nos meninos e nas meninas dos 3ºs anos a vontade de analisar e caracterizar as pedras que encontravam nas ruas ou em casa, de buscar mais informações nos livros da biblioteca da escola e de trazê-las para as rodas para compartilhar suas descobertas com os colegas.