2013... ...2014

A usb cable

Por Zélia Cavalcanti

2013 está no fim, e nosso Centro de Formação já trabalha há semanas no planejamento das atividades para o novo ano. Não sem antes fazer um balanço do que foi realizado, do que pudemos aprender, e principalmente dos frutos colhidos no enfrentamento de novos desafios, que alimentarão nossas atividades em 2014.

Se, por um lado, tivemos a certeza de que não poderíamos abrir novas turmas para os cursos de pós-graduação em que tanto investimos e com os quais tanto aprendemos, por outro, descobrimos nossas possibilidades de reinventar formas de atualização pedagógica integrando as novas tecnologias da informação e da comunicação em propostas estruturadas tanto para cursos totalmente online, como para aqueles semipresenciais, e também na modalidade presencial.

A experiência com propostas de atualização pedagógica totalmente online, iniciada em março, provocou respostas tão altamente positivas , que passamos alguns meses só falando nisso, inclusive em alguns posts neste mesmo blog. Quem nos acompanha por este canal já leu muito sobre o tema em textos de várias colegas, também empolgadas e envolvidas com essa vertente formativa. Como consequência, essa modalidade de trabalho deverá ser ampliada na programação do Centro de Formação.

O que não significa dizer que as propostas na modalidade presencial serão paulatinamente abandonadas. Não, ao contrário. A qualidade das interações surgidas do enfrentamento entre professores e alunos numa sala de aula é reconhecida por todos, tanto pelos profissionais que nos procuram para se atualizar como pelos formadores que trabalham em nossos cursos. Assim, as diferentes programações organizadas durante cada ano continuarão a existir: Cursos Itinerantes, Outono na Vila, Programação de Inverno, Primavera na Vila e a Programação de Verão para qual, aliás, já estamos recebendo inscrições nos vinte cursos oferecidos entre 16 e 22 de janeiro.

No entanto, sabemos que é também de nossa responsabilidade incluir nos conteúdos de formação pedagógica a formação cada vez mais necessária para as aprendizagens em espaços virtuais.  Quero dizer que, como formadores de professores que estão em classe educando as novas gerações, precisamos incluir os profissionais que optam por cursos na modalidade presencial, em propostas nas quais também possam desenvolver competências para ensinar e aprender online.

E, nesse sentido, fizemos dois movimentos. O primeiro, transformando os já tradicionais grupos de formação, que acontecem durante o ano, em propostas semipresenciais; a partir de 2014, cada um deles terá mensalmente uma carga horária presencial e outra de atividades em espaço virtual, que tanto prepararão quanto ampliarão os temas discutidos presencialmente. O segundo, incluindo em todos os cursos presenciais um ambiente virtual para que o aluno tenha acesso à sequência de atividades, aos textos, e a outros recursos propostos pelo formador. E sempre que possível, envolvendo também uma proposta a ser realizada online.

Esse movimento de renovação e atualização das ações de formação penetrou também no Programa ZDP que, a partir do próximo ano, incorporará atividades em plataformas de videoconferência e conjuntos de atividades online para escolas estabelecidas em outras regiões do país e mesmo em nosso estado, que não possam enviar seus profissionais para as quatro jornadas presenciais do programa, realizadas na Escola da Vila.

Com isso, esperamos que ao final de 2014, possamos compartilhar com todos os profissionais que escolhem realizar nossas ações de formação continuada, uma avaliação positiva dessas mudanças com as quais damos continuidade a proposta de ser um centro de atualização permanente para educadores identificados com uma prática educacional de orientação construtivista.