O professor formador, o formador professor

14_02_2013
Laís,  na Programação de Verão 2014

Por Laís Pereira de Oliveira

A maior parte dos formadores do Centro de Formação da Escola da Vila atua, assim como eu, nas ações de formação de professores e é docente nas classes da escola. Isso porque essas atuações, que se complementam, possibilitam muita reflexão e formação.

A sala de aula é um espaço valorizado por nós. É nela que o professor se forma, e é para ela que essa formação se dá. Nós, que atuamos no Centro de Formação, fazemos da prática da sala de aula o nosso objeto de estudo. Nesse espaço nos formamos professores e, progressivamente, formadores de outros professores.

A ação e a reflexão permitem ao professor tornar-se cada vez mais autor de seu trabalho. Nesse processo, somos convocados a atuar e a refletir sobre nossa atuação em muitas situações: participando de um simpósio interno, de supervisões e de reuniões pedagógicas, produzindo diários reflexivos, discutindo questões com a orientação e/ou com a equipe, entre outras. Desta forma, ao longo do tempo, conseguimos ver o trabalho de sala de aula com outro olhar, de outro lugar. Do lugar daquele que, apesar de estar imerso em sua própria atividade , realiza reflexões mais abrangentes, mais críticas, e consegue contextualizar e generalizar suas práticas. Passamos, então, a olhar para o próprio trabalho de sala de aula selecionando situações que também permitam a outros profissionais boas reflexões sobre o trabalho docente. Assim, um formador vai se constituindo. Pode compartilhar saberes e apresentar tematizações que levem outros profissionais a refletir sobre suas próprias práticas. Ou seja: pode colaborar com a aprendizagem daqueles que atuam na própria escola ou em outras instituições.

Agora, sob outro ponto de vista, realizar ações de formação de professores e continuar atuando na escola contribui, também, para o aprimoramento da prática pedagógica. Isso porque o professor se torna melhor na medida em que reflete sobre esse espaço e sobre suas práticas e vivências, nas ações de formação de outros professores. É o movimento constante entre ação, reflexão e discussão que está no centro do trabalho e que enriquece nossa formação.

E, assim, se constitui um professor formador, formador professor.