X Festival de Poesia - A cidade

Screen shot 2014-02-26 at 13.57.31

Por Aline Evangelista

Com a pergunta "Que falta nessa cidade?", Gregório de Matos Guerra provocava a sociedade baiana no século XVII. Num ousado jogo de questionamentos e respostas sobre os problemas da cidade, o poeta construiu o seu "Juízo anatômico dos achaques que padecia o corpo da República, em todos os membros, e inteira definição do que em todos os tempos é a Bahia", colocando o dedo em feridas e sugerindo que elas seriam perenes.

Clique aqui para ler o poema.

A crítica parece atual? Seria mesmo essa a definição da Bahia (no caso, o poeta se dirigia à atual capital do estado, Salvador) "em todos os tempos", como aponta o Boca do Inferno, no título do poema?

Quando ouvimos a canção criada por Rapin Hood parece que a pergunta lançada pelo poeta para abrir o seu "juízo anatômico", bem como a resposta por ele elaborada, não se restringem ao cenário dos anos 1600.

Vídeo Epigrama

A cidade, sua complexidade, suas contradições, seus encantos e seus problemas são, em todos os lugares e em todos os tempos, fonte de inspiração poética. E, atualmente, esses poemas estão sendo produzidos, declamados e pensados nos mais diversos espaços da cidade: praças, bares, estações de metrô, centros culturais.

Por tudo isso, convidamos toda a comunidade escolar a participar do X Festival de Poesia da Escola da Vila, que vai ter como tema "A cidade". Pensemos, juntos: Que falta nesta cidade? Como vivo nesta cidade? O que me encanta nesta cidade? O que eu mudaria nesta cidade?

Que dessas questões surjam muitas ideias para a exploração poética do tema este ano! Estamos planejando uma série de atividades para que os alunos se aprofundem no estudo de Charles Baudelaire, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes, poetas homenageados neste festival, e também para que produzam poemas, preparem-se para a apresentação de Poesia Falada e, acima de tudo, para que lancem um olhar poético para a cidade. Convidamos os familiares a participar conosco dessa construção, seja acompanhando as atividades desenvolvidas na escola, seja incentivando a participação dos alunos.

Aproveitamos a oportunidade para propor um instante de recordação. Se você já estava na Vila em 2012, assista ao vídeo, para se lembrar dos bons momentos. Se chegou à escola no ano passado ou neste ano, seja muito bem-vindo ao seu primeiro Festival!

Que tenhamos um ano produtivo e poético!