Tempo de conhecer o que está por trás de cada aula

210213 ESCOLA DA VILA 200

Por Vania Marincek

“Ensinar como foi a Revolução Francesa, o teorema de Pitágoras ou o verbo to be pode parecer algo simples, mas, na nossa escola, com nossa metodologia, significa tomar uma série de decisões que só podem ser realizadas a partir de discussões pautadas em princípios claros e fundantes de nosso projeto sobre a melhor maneira de fazê-lo.” Trecho do post de 28/01/2014, “Planejar, por que todo ano?”, que tratou do planejamento dos professores, da importância atribuída a esse processo a cada início de ano e a cada nova situação apresentada aos alunos em nossa proposta didática.

No post, o primeiro deste ano, o foco era o planejamento, e, por isso, apenas listamos os principais princípios que norteiam a ação dos professores em sala de aula.

Prever situações de aprendizagem que: favoreçam o diálogo, a troca e o trabalho cooperativo; ajudem o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento novo e o que já tinha; coloquem o aluno como protagonista de seu percurso de aprendiz e garantam que se responsabilize pelo próprio processo de aprendizagem e pela aprendizagem coletiva; obriguem o aluno a refletir, a argumentar, a relacionar e a duvidar; instiguem a perseverança na resolução de problemas, individual e coletivamente; respeitem os ritmos e os processos diferentes na diversidade da sala de aula; incentivem a criatividade, a curiosidade e o desejo de seguir aprendendo. Estes são todos desafios que os professores se colocam a cada dia e em cada trabalho em sala de aula, numa proposta construtivista. Estes são os diferenciais da forma de ensinar da Escola da Vila.

Nas próximas duas semanas, o blog tratará de cada um desses princípios e buscará explicitar como são considerados nas diferentes áreas e nos diversos segmentos.

Esperamos que a leitura desse conjunto de posts contribua para a compreensão do percurso que traçamos para garantir a aprendizagem de nossos alunos.