A força da formação esportiva

6_6_2014

Por Washington Nunes, coordenador de Esportes

Quando alguém se depara com o tema “formação esportiva”, imediatamente imagina um processo de treinos esportivos de alto rendimento. Na verdade, o esporte é toda a forma de praticar atividade física com objetivos de equilibrar a saúde, melhorar a aptidão física ou proporcionar entretenimento e lazer aos participantes, e essas práticas podem ser realizadas ocasionalmente ou serem organizadas por federações, escolas, clubes, etc. Quando temos a responsabilidade de organizar um projeto de formação esportiva, sabemos que ele deve ser apresentado propondo uma série de ações que possam garantir esses objetivos.

Um bom projeto deve contemplar diferentes eixos de trabalho que estimulem o desenvolvimento físico, como o aumento do consumo e da melhoria do transporte de oxigênio, aumento da força muscular e da capacidade de resistir ao esforço; o motor, melhorando o controle do corpo e de objetos; o cognitivo, que é a capacidade de perceber, antecipar e tomar decisões; e o afetivo-social, que é a possibilidade de passar por diferentes experiências emotivas e de se relacionar bem com outras pessoas.

Todas as práticas devem ser realizadas com objetivo de melhorar individualmente o praticante, e também fazer com que ele possa vivenciar diferentes trabalhos coletivos, estimulando a cooperação e a convivência. Vale destacar que a formação ética deve permear todas as atividades, pois implicam na compreensão das normas para regular o convívio e a prática coletiva.

O repertório de aulas deve ser variado e oferecer a possibilidade da descoberta e do conhecimento do corpo, suas limitações e como vencer esses limites, além de oferecer estratégias que façam com que os praticantes tenham que, constantemente, tomar decisões. Há momentos em que ocorrem desequilíbrios emocionais e, então, surge a oportunidade de refletir e discutir sobre como controlar melhor o corpo, os objetos e, principalmente, o comportamento emocional frente a situações que ainda não foram vivenciadas.

Dentro desse projeto, deve haver também os treinos esportivos, que têm como objetivo estimular habilidades específicas de diferentes esportes, oferecer a aprendizagem de jogar em grupo, discutir estratégias, tentar superar dificuldades e resolver diferentes problemas que surgem num jogo, e fazer com que seus praticantes atinjam altos níveis de execução das habilidades e a plenitude dos conceitos coletivos, sem colocar a vitória como premissa e, sim, os valores educacionais que o esporte pode oferecer.

As atividades externas são experiências que também fazem parte desse projeto, pois, com jogos e competições (em diferentes espaços, como escolas, clubes, e até em viagens) podemos oferecer vivências nas quais os alunos possam confrontar competências, refletir sobre elas e tentar adicionar conhecimento a partir dessas.

Com o passar dos anos e a vivência dessas experiências, dentro do processo de escolaridade, espera-se que a autonomia e o conhecimento das diferentes vertentes da formação esportiva se cristalizem. Os alunos do 9º ano, por exemplo, organizam eventos como os torneios interclasses, e os alunos do Ensino Médio participam de tutorias com alunos da Educação Infantil, ensinando (e aprendendo) novos jogos e brincadeiras. Fora da escola, espera-se que os estudantes possam, ao atingir a maturidade, aumentar o processo de convivência coletiva e ter boas atitudes em relação aos cuidados com sua saúde e bem estar.

Esse é o Projeto de Formação Esportiva da Escola da Vila. Essa é sua força