Férias também para o blog

Por Sônia Barreira

Nos últimos meses, possivelmente, cansamos os nossos leitores com os 16 textos publicados, falando sobre as forças do nosso projeto pedagógico. Os mais críticos podem pensar: “Mas essa Escola da Vila se acha boa em tudo?”. Mesmo os mais próximos talvez tenham pensando: “Mas que falta de modéstia, hein?”.

Nossa intenção, com esta série de posts, foi evidenciar porque temos tanta convicção de que somos uma escola forte, ainda que, para a maioria das pessoas, isso signifique uma escola cujo currículo e avaliação pressionem fortemente o aluno para que aprenda um imenso conjunto de conteúdos conceituais. Queríamos mostrar aos pais que, mesmo não optando por esse enfoque, entendemos que nossa escola seja forte!

Pedimos, então, aos coordenadores, orientadores e professores que escrevessem textos destacando os pontos fortes do trabalho que realizam em comparação a outros modelos pedagógicos.

Muitos membros da nossa equipe atenderam prontamente, com grande entusiasmo, a este desafio, e produziram análises muito consistentes sobre diversos aspectos do projeto de formação que oferecemos aos alunos. Mas não foi uma tarefa fácil, e exigiu muito de todos os autores.

O fato é que não contávamos com o óbvio: o entusiasmo e a aposta alta que cada educador desta escola faz no trabalho pedagógico que sua equipe realiza resultou num conjunto de textos que exaltam o que temos de melhor. Esperamos que tenham sido significativos para nossos leitores e que tenham atingido nosso objetivo.

No entanto, ainda que a nossa produção revele estes aspectos positivos, somos os nossos críticos mais severos, e não estamos nunca 100% satisfeitos. Cada conquista é fruto de um árduo processo interno de estudos, debates, construção, elaboração, crítica e reconstrução. Não há descanso para esta equipe!

E, por isso mesmo, podemos afirmar que, acima de tudo, nossa maior força são a seriedade e a qualidade da excepcional equipe de profissionais que atuam no dia a dia da Escola da Vila.

Tenham todos merecidas férias. Voltamos a escrever neste espaço no mês de agosto.