Como se aprende

Caracteriza a Educação Infantil a estruturação particular das múltiplas propostas, do tempo, do espaço e do brincar.

A articulação de diferentes situações na rotina escolar é um importante recurso para que os alunos tenham um ritmo de trabalho que equilibre momentos com diferentes graus e tipos de atenção, que demandem atitudes e posturas distintas de relação, como: ouvir, perguntar, explicar, narrar, produzir, observar…

Em diversos projetos e propostas, os alunos são os agentes de sua própria aprendizagem, pois expõem o que sabem, ouvem e pensam sobre os comentários de outros, enfrentam problemas, consideram informações apresentadas pelo professor e demais colegas e, a partir de tudo isso, produzem e aprendem.

Grande parte da produção é exposta nas salas e pela Escola não como decoração, mas como meio de comunicação, apreciação e, principalmente, de valorização da produção infantil.

A maior parte das situações de aprendizagem vividas nessa etapa é organizada para proporcionar aos alunos experiências de troca com pares, em pequenos grupos ou com a turma inteira, o que é importante para que aprendam a trabalhar em equipe e a compartilhar o que aprendem.