Período complementar

O período complementar tem como principais características a sua constituição, formada por grupos multietários, de 2 a 6 anos, acompanhados pelos professores do período, contando com a participação de um professor especialista, que realiza em suas aulas diversas atividades, tais como: projetos diversificados em Inglês, Expressão e Consciência Corporal, Música, Capoeira e Circo.

As ações e as experiências que marcam o período complementar têm como pressuposto a interação entre as crianças do Grupo 1 ao 1º ano, com base no repertório que possuem e as trocas significativas que podem ocorrer entre os diferentes saberes.

Na configuração dos grupos o que prevalece é a convivência e as produções coletivas a partir dessas interações, como em momentos de brincadeiras e arte, sendo necessária a contribuição de todos.

As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista da autonomia e para o aprendizado contínuo e significativo, considerando tanto os objetivos específicos para cada faixa etária como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender experimentando diferentes parcerias, se estendendo para outros momentos, tais como alimentação e cuidados pessoais, tanto no grupo quanto individualmente.

Os momentos de alimentação são únicos, sob a orientação de uma equipe de nutrição e o acompanhamento das professoras, tendo em vista um cardápio diversificado e balanceado, que estimule a experimentação de diversos alimentos.

A interação entre as crianças é o que norteia o nosso trabalho, por acreditarmos que a relação entre as diferentes idades e os saberes trocados pelas crianças, assim como as experiências vividas são de extrema importância para o desenvolvimento e o aprendizado, contribuindo para a construção da autonomia nas suas ações e escolhas.