1º a 3º ano

Nesta última etapa, a Escola da Vila propõe ao jovem uma rotina facilitadora do autoconhecimento e da análise de suas preferências e capacidades, para que se abram perspectivas para as escolhas que devem ser feitas no final da educação básica.

O ambiente escolar favorece o respeito à diversidade humana, a solidariedade e a construção de valores que resultem em atitudes éticas no âmbito das relações interpessoais e no convívio social.

As aulas, os projetos e as atividades escolares visam à construção de um repertório rico de conhecimentos vivos, transformados em competências pessoais, para que os alunos adquiram um saber sólido em todas as áreas acadêmicas, podendo compreender e explicar fenômenos, resolver problemas, elaborar proposições consistentes e criar argumentações bem estruturadas.

Essa formação educacional e pedagógica orienta-se por quatro metas:

  1. Preparar o aluno para uma inserção social ampla, responsável e crítica, num mundo que requer o exercício pleno da cidadania.
  2. Prepará-lo para obter êxito individual naquilo que se propuser a fazer depois do término da escolaridade básica obrigatória.
  3. Tratar a cultura e o conhecimento científico como instrumentos indispensáveis ao pleno desenvolvimento humano.
  4. Acolher o dinamismo próprio da idade, seus conflitos e angústias, e os símbolos da cultura juvenil atual.