O currículo integrado

Visando a diminuir a fragmentação do conhecimento oferecido aos alunos, o currículo do Ensino Médio na Escola da Vila está organizado pelo agrupamento das disciplinas, antes isoladas, em áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Ciências Naturais e Matemática. Com base no princípio de que é muito importante oferecer ao aluno a oportunidade de integrar seus conhecimentos e para manter coerência com o trabalho dos ciclos anteriores, optou-se também aqui por um enfoque integrador.

Um currículo integrado pretende formar e informar o aluno para o futuro, mas também para o presente. Para formar um aluno crítico e participativo, um legítimo cidadão, é preciso oferecer a ele ferramentas potentes, vinculando a aprendizagem a questões da realidade e aproximando teoria e prática, de modo que ele progressivamente entenda as demandas acadêmicas e profissionais que enfrentará num futuro próximo.

Os trabalhos de campo, os projetos, a solução de problemas complexos e os trabalhos de fim de curso são exemplos de atividades de integração que dão sentido às aprendizagens, articulando-as entre si e envolvendo as três séries do Ensino Médio por meio de propostas que resultam no aprendizado significativo de habilidades fundamentais que perpassam todo o currículo integrado.

Aprender a trabalhar em grupo é um grande desafio para todos, em qualquer idade, e, na sociedade atual, essa é uma capacidade relevante e fundamental. Na Escola da Vila, esse tipo de trabalho visa a promover a interação e a favorecer a aprendizagem da coordenação de diferentes papéis, de autocontrole, de articulação e gerenciamento das tarefas, pesquisa, planejamento e construção.

O Ensino Médio valoriza os processos que desenvolvem o domínio da linguagem verbal oral e escrita. Incentiva os alunos no exercício das habilidades de ouvir, argumentar, discordar, apoiar ou provar. Com esse propósito, todas as disciplinas têm atividades de produção e revisão textual, leitura de textos teóricos, exposição e debates, de que todos os alunos participam. O domínio da linguagem em situações comunicativas mais formais e públicas é intensamente trabalhado, tirando da área de Códigos e Linguagens a responsabilidade exclusiva pelo ensino da linguagem, da articulação do discurso e da construção de competências necessárias ao debate.

GRADE SEMANAL DE AULAS

ÁREADISCIPLINAS1° ANO2° ANO3° ANO
Códigos e LinguagensLíngua Portuguesa / Literatura443
Inglês222
Educação Física111
Ciências NaturaisQuímica233
Física323
Biologia233
MatemáticaMatemática434
Ciências HumanasHistória223
Geografia223
Filosofia110
Sociologia110
Política e Sociedade001
História da Arte220