1º a 5º ano

Nessa etapa, a escola oferece uma nova organização para o trabalho. Compreender essa nova rotina e dominar os procedimentos necessários para aprender os conteúdos é um desafio real e motivador. Aliadas às expectativas familiares, essas novidades escolares fazem com que os alunos se entusiasmem e tenham disponibilidade para aprender.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, o trabalho dos professores visa à adaptação dos alunos à rotina e às demandas escolares mais complexas, assim como à construção de novas competências, que serão úteis em toda a sua vida escolar. Um dos eixos do trabalho pedagógico consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.

A rotina de trabalho requer maior compromisso e organização também com o material e com as tarefas. Os procedimentos evoluem da experiência vivida na Educação Infantil: saber usar os cadernos, a agenda, responsabilizar-se pelo material que transita entre a casa e a escola, usar adequadamente objetos emprestados do colega e da própria escola, e cuidar do espaço coletivo.

Nas séries finais do Fundamental 1 há a preocupação com a organização de um projeto de trabalho mais ajustado às características da faixa etária, o que significa uma demanda maior de temas de estudo nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais, e um aprofundamento nos temas trabalhados em todas as áreas.