Avaliação

A avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem. Os professores avaliam sistematicamente as produções dos alunos fazendo um mapeamento do desempenho de cada um e também da resposta do grupo às propostas. Com isso, podem reorganizar as situações de aprendizagem de modo a favorecer esse processo.

Além disso, visamos à formação de estudantes autônomos e, portanto, o processo avaliativo inclui a comunicação da avaliação aos alunos durante a aprendizagem. Desde as turmas mais novas do F1, compartilhamos com os alunos, em cada estudo, os objetivos do trabalho e os critérios de avaliação.

A autoavaliação é o instrumento que permite que, ao longo da escolaridade, os próprios alunos se apropriem da medida de sua atuação como estudantes, cultivando atitudes favoráveis à aprendizagem.

A avaliação formal dos alunos é feita pela atribuição de conceitos de A a E, a partir do 3º ano, sendo acompanhada de um trabalho para que compreendam que esses conceitos expressam critérios ligados ao conteúdo trabalhado e a seus objetivos.