Orientação educacional

A Orientação Educacional atua em parceira com alunos, professores e família, com a finalidade de orientar os alunos em sua formação integral, isto é, de apoiá-los em seu desenvolvimento intelectual, social, moral e político.

Os orientadores educacionais trabalham junto aos professores, trocando informações sobre os alunos, discutindo encaminhamentos e propondo ações. Com as famílias, o contato se dá nas reuniões de pais, marcadas pela escola ou pela própria família, para compreender melhor o contexto do aluno e oferecer orientações às famílias, a fim de que compreendam os princípios subjacentes à tarefa educativa.

O contato dos orientadores educacionais com os alunos é diário, durante algumas aulas e também fora da sala. O foco desse trabalho é ajudar os alunos em sua formação como estudantes, com objetivo de se tornarem cada vez mais responsáveis pela própria vida escolar e ainda avançarem na construção de valores e atitudes para uma boa convivência em grupo.

Para os 6º e 7º anos, há aulas semanais de orientação educacional, visando à organização para os estudos e à construção de valores. São discutidas as estratégias para uso de agenda, organização dos cadernos e pastas, e a organização do tempo e da rotina com as lições de casa. Além disso, há discussões sobre preconceito, solidariedade, cooperação e respeito, a partir de textos teóricos, contos literários, vídeos temáticos etc.

Nas turmas de 8º e 9º anos, o orientador educacional continua a trabalhar a organização para os estudos com os alunos que têm ainda essa necessidade. O trabalho relativo à construção de valores é feito com maior ênfase nas aulas de Política e Sociedade.