Olim Vila

Para quem é novo na escola, a OLIM VILA é a forma diminuída da Olimpíada Intercolegial da Escola da Vila.

Ela foi criada com objetivo de oferecer situações de competição entre alunos de várias escolas, para que possam confrontar e avaliar suas habilidades, desenvolver trabalhos coletivos e favorecer experiências emocionais significativas, como jogar para um grande público e viver situações de vencer e perder, sabendo lidar com essas situações.

Ela conta com escolas parceiras convidadas (em torno de 32 escolas), havendo a organização e a disputa de diversas modalidades esportivas: escalada, capoeira, tênis, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Os alunos são divididos por categorias, de acordo com as datas de nascimento sendo: pré-petiz – 7 e 8 anos, petiz – 9 e 10 anos (sendo que, nessas categorias, os jogos são realizados na forma de festival, em que todos jogam e são premiados), pré-mirim – 11 e 12 anos, mirim – 13 e 14 anos, infantil – 15 e 16 anos e juvenil – 17 e 18 anos (a partir do pré-mirim, os alunos começam a participar de competições efetivas). Essas modalidades são disputadas tanto no masculino quanto no feminino.

O evento tem início com uma cerimônia de abertura, enfatizando atividades culturais e esportivas realizadas por nossos alunos ou por diferentes grupos convidados e, a partir daí, são três semanas de competição.

Uma das coisas mais interessante é que, além da competição, do ganhar e do perder, e dos benefícios pedagógicos que o esporte pode proporcionar, uma das conquistas que mais destacamos é a parceria com escolas que compactuam com nossa forma de ver e trabalhar, ou seja, a construção da cidadania através do esporte.

Por isso, uma das maiores realizações da Olim Vila é o fato de não termos nem inimigos nem adversários, e sim parceiros em nosso projeto pedagógico.