Práticas corporais

O corpo é a condição de existência do homem no mundo, e as práticas corporais são sua forma máxima de expressão de desejos, necessidades, emoções, conflitos, pertencimento a um determinado grupo social e sua cultura e identificação com este.

O trabalho de práticas corporais na Vila pretende estimular a percepção corporal dos alunos e, com isso, melhorar as ações motoras do cotidiano e do metabolismo orgânico, através de propostas que estimulem a prática coletiva, tendo como resultado uma convivência positiva e solidária.

O repertório das aulas é variado, utilizando-se de jogos, brincadeiras, jogos da cultura popular, esportes, lutas, danças e ginástica para alcançar objetivos de aprendizagem, que incluem a construção de uma cultura corporal. As atividades são adequadas a cada faixa etária em geral, e a cada aluno em particular. A formação ética é especialmente favorecida nessas atividades, pois elas implicam a compreensão da necessidade das normas para regular o convívio e a prática coletiva.