Rotina

A sala de aula é o espaço privilegiado para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem escolar, mesmo que a escola inteira esteja preparada para promover situações de aquisição de conhecimento. A participação dos alunos é obrigatória em todas as atividades de aula, pois são situações planejadas especificamente para a faixa etária e garantem as aprendizagens básicas de cada etapa escolar.

Espaço, tempo, grupo de trabalho e material de apoio são previamente planejados para que a aula aconteça com qualidade. A sala de aula é um cenário mutável, flexível e adaptado ao tipo de interação que se deseja promover em cada proposta de trabalho. O professor não é o único informante, e todos podem contribuir, trazendo questões e explicitando como pensaram ou resolveram cada problema proposto.

As rodas de conversa podem acontecer no chão, em cadeiras, em cadeiras e mesas ou em salas preparadas para que todos possam se ver e conversar. No dia-a-dia, o trabalho em duplas é frequente, pois favorece a troca e a circulação de informações.

A duração das atividades respeita cada faixa etária, e a rotina do dia é partilhada com os alunos, de modo que eles possam se situar na sequência de trabalho. A maior parte dos materiais didáticos como jogos, lições e tarefas é produzida pela equipe da Vila, em função dos propósitos pedagógicos. Quando necessário e adequado, adotam-se livros didáticos e paradidáticos.